ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 3 de março de 2018

"Solução" para o caso Ploërmel: compra da estátua de S. João Paulo II pela Igreja

Foto de São João Paulo II tirada no Arcebispado de Cracóvia

Foto de São João Paulo II tirada no Arcebispado de Cracóvia Foto de São João Paulo II tirada no Arcebispado de Cracóvia  

"Solução" para o caso Ploërmel: compra da estátua de S. João Paulo II pela Igreja
A Diocese de Vannes viu-se obrigada a comprar a obra doada em 2006 por um artista russo e instalada em um espaço público na cidade francesa de Ploërmel, o que fere a Lei francesa de separação Estado-Igreja.
Cidade do Vaticano

A justiça francesa queria que fosse removida, a Polônia queria "salvá-la da censura". Finalmente foi decidido que a Igreja Católica comprará por 20 mil euros a estátua dedicada a São João Paulo II e instalada em um espaço público na cidade de Ploërmel.

Especialmente a cruz no alto da estrutura, “fere” a lei de 1905 que determina a separação Estado-Igreja.

Com a decisão, a Diocese de Vannes, na Bretanha, passará a ser a proprietária do monumento doado em 2006 pelo artista russo, Zourab Tsereteli.

O valor foi fixado “de comum acordo” após a votação que reuniu os 9 mil habitantes do município na noite de quinta-feira, 1° de março. A decisão foi aprovada por unanimidade. Houve três abstenções.

Depois de pago o valor, a estátua de 7,5 metros será deslocada algumas dezenas de metros até o terreno do colégio privado católico do Sagrado Coração de Jesus, onde ficará visível do espaço público.

"Ela [a estátua] vai dar um salto de pulga", declarou à AFP Patrick Le Diffon, prefeito de Ploërmel. "Não demorará muito tempo" para que isto aconteça.

Vários habitantes ocuparam o Conselho de Estado, a mais alta jurisdição administrativa da França, invocando a lei de 1905 sobre a separação Igreja-Estado que proíbe "elevar ou fixar qualquer sinal ou emblema religioso" em um "local público".

Em outubro passado, o grupo ganhou a causa na Justiça e o Conselho de Estado ordenou a remoção da cruz dentro de seis meses.

* AFP
http://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-03/estatua-joao-paulo-ii-franca-ploermel-aquisicao-igreja-catolica-.html
fonte 

Nenhum comentário: