ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 17 de junho de 2018

A Semente é a esperança da vida


A Semente é a esperança da vida

Resultado de imagem para imagem da semente de mostarda

Queridos irmão e irmãs, estamos celebrando hoje o 11º Domingo do Tempo Comum, a liturgia nos ajuda celebrar a vida e fazer uma reflexão da ação da Igreja no mundo como promotora da vida. Isso traz alegria para alguns que vê nela a esperança de ver a transformação no mundo pela sua ação, mas para outros inquietação com as mudanças surgidas na Igreja e pensam que ela não mesma de antes e se continuar vai perder fieis. Nesta semana do dia 17 a 24 de junho estaremos vivendo a semana do emigrante e no domingo próximo o dia do emigrante e que possamos rezar por eles e refletir o que pode ser feito para que a sua realidade seja transformada em algo bom em terras distantes que eles estão.

A liturgia bíblica desse domingo nos afirma que a instauração do Reino de Deus não é obra dos homens, mas obra do próprio Deus e assim a Igreja deve ter a confiança na ação de Deus nela e no mundo.

No Livro do Profeta Ezequiel nos fala da árvore que nasce de um pequeno rebento. O contexto daquela é época é que o povo  vivia no exílio e na escravidão, por isso vivia sem esperança de libertação. Mas Deus envia o profeta que fala a eles mensagem de esperança. Deus não se esquece do seu povo. Conta-nos que Deus pegará um ramo da dinastia de Davi e o plantará no alto de uma montanha da terra de Israel. Desse pequeno ramo crescerá e se tornará uma arvore esplendorosa na qual os pássaros irão procurar fazer os seus ninhos e abrigarão a todos. Essa leitura nos leva a Jesus Cristo que é o cedro dito pelo profeta Ezequiel e que foi plantada na terra e aonde todos são convidados a vir até Ele para fazer a morada nas suas ramagens que são produzidas por Ele. Em cristo somos novamente vivos diante da sua seiva que revitaliza o nosso corpo, pois a sua palavra que ouvimos na Igreja e a eucaristia que celebramos nos dão esperança de dias melhores para todos. (cf. Ez 17,22-24)

Na segunda carta de São Paulo aos coríntios, vemo-lo já no final de sua vida nesse mundo e já cansado pela idade e provações, desejando repousar para sempre no céu onde está Deus Pai e com Cristo, a razão de sua fé, mas mesmo assim quer continuar a missão até Deus quiser. Assim devemos proceder, apesar das dificuldades presentes e do mal alastrado no mundo, nos devemos continuar a nossa missão de evangelizadores, levando a todos a mensagem do amor, do perdão, da misericórdia e solidariedade para todos para que esse mundo se transforme no lugar bom desejado por Deus. (cf. 2Cor 5,6-10)

O evangelista São Marcos nos fala do reino de Deus comparando-o com uma semente de mostarda, mesmo pequena quando plantada se torna grande e pode abrigar a todos que vem até ela. A missão de Jesus não foi fácil, embora aqueles que o procuravam com fé recebiam graças e milagres, mas existiam adversários que queriam desestabilizar a sua missão. Os discípulos eram entusiasmados, mas começaram a desanimar devido às hostilidades de alguns com a mensagem de Cristo. Por isso Jesus conta a parábola da mostarda para que eles se encham da esperança do reino que é plantado por eles e com a força da graça de Deus germina e dá frutos que duram para sempre entre nós. (cf. Mc 4,26-34)

As primeiras comunidades também se animaram no inicio, mas depois começam a desanimar com os acontecimentos com as perseguições e com as friezas de coração,  e é como hoje nós sentimos que a palavra não esta germinando nos corações humanos que cada vez mais praticam o mal. É nesta hora que devemos lembrar da parábola da semente de mostarda, que é  pequenina, mas quando plantada, cuidada, então ela germina em uma grande arvore com folhagem e frutos que podem aconchegar a todos e ali podem viver Feliz no seu abrigo.

Hoje somos convidados a deixar que a semente da Palavra de Deus germine em nossos corações, produzindo ai frutos de esperança, de amor, de alegria, de perdão, de misericórdia e de partilha que se espalham e mudam a realidade de morte para vida. Que esta liturgia nos ajude a ser portadores de esperança de dias melhores e que levemos na nossa missão de igreja de construção de uma sociedade justa e fraterna com todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: