ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 2 de junho de 2018

Mais perguntas que respostas


“Aquele que mexe com a inteligência humana tem, ele mesmo, uma inteligência própria” (Leonardo da Vinci)

Escutar Wesley Safadão é o que? Resolver problemas? Gostar de sertanejo universitário é fazer apologia à sofrência permanente? Cocaína e crack destroem mais que obras da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 ou dão coragem às pessoas para prestigiarem os eventos multinacionais da Indústria Cultural?

É proibido prostituir o espaço público com o privado? É conveniente a desigualdade social no capitalismo? Por que o mercado paralelo do tráfico de drogas do Estado Democrático de Direito movimenta tanto dinheiro?

Se nos oferecem produtos políticos menos piores que os outros, por que esperar que os adolescentes não recorram às drogas (cocaína para o rico e crack para o pobre)?

... ... ... ... ... ... ... ... ...

A sociabilização se dá na sociedade capitalista em espaços cada vez mais privados, sobretudo aquela que desenvolva a verdadeira amizade, amor e humanidade. Veja nas escolas e faculdades como os grupos se formam cada vez menores. O intimismo implícito nas relações sociais capitalistas faz com que o ser humano se sinta envergonhado.

A própria estrutura arquitetônica das cidades urbanizadas impede maneiras de sociabilização mais coletivas e com maior adesão de pessoas, caso não sejam manipuladas massificamente pela mídia. A disciplina pelo trabalho faz com que o ser humano se interiorize e não exteriorize suas opiniões, angústias e desprazeres com a vida.

Daí a dificuldade de se reunir e realizar protestos sociais realmente puros e imunes à infiltração de partidos políticos, movimentos e demais organizações lucrativas da sociedade dita civilizada.    

... ... ... ... ... ... ... ... ...

O sonho das pessoas de realizar seus desejos mais íntimos as faz quebrar barreiras inimagináveis no mundo contemporâneo. Como a sociedade capitalista é altamente espetaculosa e fetichizada, a distância entre a realidade e a fantasia quase não existe hoje em dia. O cotidiano se torna surreal por causa da luta de cada um e de todos por melhores condições de sobrevivência material.

Quando o estômago grita com fome, não há alguém que o socorra. Mas quando procuramos suprir desejos fúteis, o mercado até limpa o nome do sujeito na praça para que ele possa se endividar mais e solicitar infinitos empréstimos. Moradia, saúde, alimentação são projetos secundários perto dos desejos fantasiosos gerados pelas novas tecnologias das comunicações burguesas.

... ... ... ... ... ... ... ... ...

Mulher do Ano 2000

A mulher do Ano 2000 completa 17 anos.

Em 2010, tivemos a primeira mulher eleita para a Presidência do Brasil: Dilma Rousseff. Na verdade, ela foi mais imposta pelo seu antecessor, Luís Inácio Lula da Silva, do que aclamada pela população. Não possuía nenhuma das características da tradicional mulher brasileira. Era de aparência séria e carrancuda.

Casou-se e divorciou-se, apesar de o divórcio estar presente entre nós desde a década de 1970. Colaborou com a luta contra a Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). Derrotou um mineiro nas eleições presidenciais, apesar de também ser mineira. Foi dura a disputa, mas venceu. A vitória seria cobrada seis anos depois com a punição por dar pedaladas fiscais para auxiliar antigos parceiros, como o agronegócio e programas sociais de governo. Perdoar dívidas de latifundiários é medida recorrente na história nacional.

Assumiu no lugar dela, em 2016, após um impeachment que mais parecia um espetáculo circense, Michel Temer, do eterno governista PMDB, casado com a loira Marcela e pai de Michelzinho. Derruba todos os direitos conquistados pelos trabalhadores de 1930 a 1964.

Antes de completar a maioridade penal, a mulher do ano 2000 observa o estupro coletivo de direitos.      

... ... ... ... ... ... ... ... ...

A sociedade capitalista, com sua ideologia implícita no ser humano, sabe moldar os movimentos sociais a seu bel prazer. O Dia dos Namorados não é mais endossado para o homem e a mulher que se amam, porém é propagandeado para aqueles que se amam.

12/06/2017

... ... ... ... ... ... ... ... ...

Os banheiros públicos do século XXI deveriam mudar. Há espaço para o masculino, o feminino e o deficiente físico. Ainda não construímos a coluna do meio, apesar de o meio ser uma constante no mundo político, econômico e social. Nunca concordamos com nada. Quente, frio ou morno? Se morno, vamos lhe vomitar. 

Contudo, é sempre o morno que rege a sociedade capitalista. Ela não consegue ser mais do que isso: nem quente, nem fria, simplesmente morna, tanto faz. Homem, mulher, homossexual, bissexual, transgêneros, negros, brancos: todos não são seres humanos?
... ... ... ... ... ... ... ... ...

Produção de problemas e não de soluções

Ele contou para o amigo que bateu o carro. O amigo nem lhe prestou alguma sensibilidade pelo ocorrido. Apenas mencionou que também já havia sofrido um acidente de automóvel. A vida é assim mesmo. Experiências repetidas e extasiantes que não levam a nada, mas todos temos que vivenciá-las para saber como que é.

Já notou como olham para aquele cara solteiro, de vida boa, sem família para criar, sem cartão de crédito para pagar? Viver com problemas se tornou tão comum que aqueles que gostam dos fatos bem resolvidos se tornam alvos fáceis da vingança e da inveja alheia.

Estaria eu na Terceira Idade? Desempregado? De novo? Dispor de tanto tempo livre quando o tempo é trabalho e pouco dinheiro para o assalariado, quando o ócio é visto como tédio nas relações da sociedade capitalista do século XXI?
... ... ... ... ... ... ... ... ...

Há sim uma ruptura entre o público e o privado. Costumo dizer que o privado engoliu o público. Talvez a escandalosa e criminosa privatização da Estação Ferroviária Central do Brasil (EFCB) em 1996 tenha sido a principal responsável por romper e destruir o espaço público no Brasil.

Não é uma inovação esse drástico rompimento. É uma castração do tecido social brasileiro. Romper essa barreira é prática perniciosa. O público é protegido como se fosse espaço privado com suas câmeras de vigilância, grades e guardas noturnos.   

João Renato Diniz Pinto

Texto produzido em 2017 ao mesmo tempo em que fazia a leitura do livro “Amor e Sexualidade: a resolução dos preconceitos”, São Paulo: Editora Gente, 2ª Edição, uma coletânea de artigos de autores como José Otávio Fagundes, Albertina Duarte Takiuti, Sylvia Cavasin e Lídia Rosemberg Aratangi.

Nenhum comentário: