ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 10 de junho de 2018

O mal que está no mundo é o pecado que fazemos


O mal que está no mundo é o pecado que fazemos

Resultado de imagem para imagem do 10º domingo do tempo comum


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 10º Domingo do Tempo Comum e somos convidados para saber a origem do mal que assola a nossa realidade humana nesse mundo. Cada domingo mergulhamos no Mistério Pascal de Cristo e assim somos iluminados na nossa vivencia e realidade que participamos na vida, na família e na comunidade cristã. A liturgia nos ajuda a tomar consciência do no nosso agir e as consequência dos atos que fazemos nesse mundo.

A nossa realidade é marcada pelos males de toda ordem e por causa disso perguntamos por que tanto mal no mundo e qual é a sua origem. Primeiramente o mal é ausência do bem e é por isso que ele se alastra como praga daninha. Não adianta culpar os outros, pois muitos males somos nós que causamos. Se pensarmos bem a origem e causa do mal no mundo é o pecado. Achando que ficando longe Deus ia ter a liberdade, mas o que veio a ele é o orgulho, a paixão desenfreada e a maldade que nos separa entre si e Deus.

O ser humano rompeu a comunhão com Deus, afastando da intimidade com Ele e assim pecou, trazendo a consequência o pecado que aniquila e diminui o ser humano como pessoa.
No livro do Genesis narra para nós o primeiro pecado de Adão e Eva, pois é uma narrativa do inicio da criação. O contexto vivido é o caos da realidade vivida das pessoas no tempo que foi escrito pelo autor sagrado. Isso nos faz refletir esses acontecimentos como hoje nós podemos pensar e questionar o mal que está no nosso meio. A partir disso podemos dizer que o pecado nos faz frios nos sentimentos humanos, tornamos egoísta e individualista e desse modo praticamos mal que atine a todos, deixando sequelas irreparáveis na nossa sociedade.

Deus não quis o pecado de Adão e de Eva, mas também não quer a realidade do pecado que praticamos. Vimos que a serpente seduziu a mulher e ela fez o homem pecar, apropriando do fruto da arvore proibida e desse desarmonizou a natureza entre si e a comunhão com Deus. Devido a isso se esconde de Deus e ainda se acha nu diante de nova realidade. É uma batalha sem fim e que se prolonga ate aos dias de hoje.

Deus não nos deixa sós e declara uma esperança para a humanidade quando diz: “Então Yahweh Deus determinou à serpente: “Porque fizeste isso, és maldita entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o teu próprio ventre, e comerás do pó da terra todos os dias da tua vida. “Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar” (Gn 3,14-15).  Agora o Paraiso terrestre é a esperança do céu. (cf. Gn3,9-15)

 Na segunda carta de São Paulo aos coríntios nos fala do interesse dele pela comunidade de Corinto e ainda nos exorta para os motivos que ele sofre com paciência porque está fundamentado na esperança da ressurreição gloriosa, isso é a certeza desse premio vem pela fé que temos em Cristo, a primícia da ressurreição(2 Cor 4,13-5,1) esta certeza é que devemos viver , caminhando com todos para o Reino definitivo que é o céu a onde estaremos com todo e com Deus para sempre.

O evangelista Marcos nos mostra o caminho para lutar contra o mal que é fazer o bem, obedecendo a vontade de Deus e amar a todos. A família de Jesus é todos aqueles que fazem a vontade de Deus que é implantar o reino de justiça, de perdão, de solidariedade e de amor no mundo. Quem é de Deus não provoca a divisão, mas procura a unidade e a paz. O demônio é o autor da discórdia e da desunião. Jesus laje no poder que Deus Pai lhe concedeu, pois Jesus faz a vontade Deus, levando a todos a salvação desejada por Deus, criando um novo mundo sem a escravidão do pecado que aniquila o ser humano na sua dignidade de filho de Deus que foi perdida no Paraiso. Somo chamados a ser a família de Jesus. (Mc 3, 20-35)

Que a liturgia nos ajude a libertar do pecado e ser promotores de um mundo melhor para todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: