ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 23 de agosto de 2020

Cristo é a cabeça da Igreja e nós os membros dela

Queridos irmãos e irmãs, 

Hoje estamos participando da liturgia dominical e ela nos propõe dois assuntos que são importantes na nossa identidade cristã: quem é Cristo e a sua Igreja? Muitas vezes, os membros, que somos nós, dilaceramos o corpo da Igreja onde Cristo é a sua cabeça. Há alguns que desfiguram a imagem genuína da Igreja Cristo por desvios de condutas ou mundanismo que afastam da verdadeira missão da Igreja no mundo.

No Livro do profeta Isaías nos deparamos com ministro da casa real que tomava posse da chave do Palácio Real. A lógica é que essa pessoa é de confiança e de responsabilidade. Essa era a figura de Eleaquim. Nós podemos relacionar essa figura a de Pedro que foi escolhido para ter a chave da Igreja como o lugar depositário da doutrina e da verdade de Jesus na missão no mundo. Pedro terá a missão de governar a Igreja de Cristo (cf. Is 22, 19-23).

A Carta de Paulo aos Romanos nos faz compreender melhor a riqueza, a sabedoria de Deus e a ciências das coisas de Deus no seu projeto de salvação da humanidade. O homem é o projeto principal da salvação que Deus nos deu através de Cristo no mundo (cf. Rm 11, 33-36).

Tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei minha Igreja

O Evangelho de Mateus nos mostra Jesus entregando as chaves da Igreja a Pedro, após Pedro fazer uma profissão de fé. Cristo é o Messias, o filho de Deus. Essa verdade que dá a razão da Igreja de Cristo neste mundo.

A Igreja é uma comunidade viva que se organiza no comando de Pedro, o primeiro papa. Ao lermos essa passagem, podemos dividir em duas partes, sendo a primeira a cristológica, que nos mostra quem é Jesus verdadeiramente e a outra eclesiológica que nos indica como é e deve ser a Igreja. Jesus quer que os seus seguidores conheçam quem é Jesus para cada um. Não basta achismo, mas saber quem é Jesus e crer na sua pessoa e na sua mensagem de salvação. Jesus não é um politico e nem um homem extraordinário que surge de vez em quando, mas Ele é o próprio Filho de Deus, o Messias Salvador prometido por Deus desde os tempos mais antigos.

Para entender melhor o que diz o Evangelho de hoje, essa Leitura tirada do contexto do livro do Profeta Isaías nos ajuda muito na compreensão da importância de Pedro, o primeiro papa da Igreja de Cristo no mundo. Como Pedro tinha consciência de quem é Jesus, então Jesus responde à sua confissão bonita que mostra quem é verdadeiramente o Cristo e por isso recebe a chave e o fundamento da pedra da fé como parte importante da Igreja que tem Cristo como a sua cabeça e nós os seus membros com a direção de Pedro e hoje com os seus sucessores (cf. Mt 16, 13-20).

Precisamos entender que Jesus não é um líder que o mundo conhece e nem um famoso que as mídias constroem, mas Ele é a imagem viva de um Deus que nos ama e que nos permite ter novamente uma aliança que traz vida em abundância para todos. Onde está a Igreja também está Cristo. A mesa da Palavra e da Eucaristia nos convida à unidade que é expressão da fidelidade de nós a Cristo e à sua Igreja.

Que esta liturgia nos ajude a nos comprometer com a Igreja e que sejamos membro servidores onde Jesus é a o motivo de termos a vida sempre com justiça, paz, amor e perdão.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia 

José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: