ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 15 de agosto de 2020

Maria é a mulher perfeita e querida de Deus Pai

Estamos celebrando a Festa da Assunção de Nossa Senhora, a mãe de Cristo que é a mulher por excelência e ela é querida de Deus. É um dogma de fé, isto é uma verdade de fé declarada pelo papa Pio XII em 1950. Assim foi dito: "É dogma revelado por Deus que a Imaculada Mãe de Deus, a Virgem Maria, terminado o curso de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à glória celestial".

Embora foi no século passado, a tradição dos cristãos já dava como certa isso, quando se fala da Festa na celebração da Festa da Dormição de Maria e assim não se falava de Morte de Maria, mas de uma Dormição, de uma ida de Maria de corpo e alma para o céu. E também em Jerusalém tinham o costume de ir ao túmulo de Maria em procissão.

A liturgia bíblica destte domingo nos fala muito desta festa. E neste dia celebramos o dia da vocação dos religiosos e religiosas. A vocação é uma entrega ao projeto de Deus e deve ser guiado por Ele em um projeto de libertação e salvação integral do homem dentro de uma sociedade marcada pelo egoísmo e individualismo.


Momento Catequético: Assunção de Nossa Senhora Solenidade – Dia ...


No livro do Apocalipse, temos a figura de Maria, a imagem da Igreja, a esposa de Cristo. Aqui temos a imagem do dragão, um animal pavorosos que é símbolo do mal contra a mulher, uma figura frágil que está para dar à luz a um menino. Deus vem em socorro da mulher e do menino, derrotando o mal. É a salvação dada por Deus. Temos a alegria da expressão de conclusão. “Agora chegou a salvação”. 

Isso é a grande esperança que entra em nós, pois é somente em Deus que vem o nosso socorro. Mesmo a aparente força do dragão e do mal, quem vence é Cristo, que reina com cedro de ferro, pois o seu poder está a serviço de Deus Pai. A mulher possui na cabeça uma cora de 12 estrelas que representa as 12 tribos de Israel e ela é Maria, a mãe de Cristo e da Igreja, pois foi o seu sim corajoso que nos deu o seu Filho Jesus como Salvador do mundo com a sua vida, gestos e entrega na cruz, de modo incondicional a toda humanidade (conferir em Ap 11, 19a; 12, 1-10ab).

Na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, nos é mostrado que Jesus é o novo Adão, o homem novo que nos permite aderir a Ele e a se conformar. Nele, através da sua encarnação em Maria, transformando-a em uma nova Eva, a mulher obediente e sempre fiel a Deus no Plano que Ele tinha para toda a humanidade. Aqui nós podemos fazer uma analogia à ressurreição plena daqueles que estão unidos a Deus, na obediência e no amor ao seu projeto. Maria é a prefiguração de toda humanidade no céu com Cristo, o filho de Deus.

É a maravilha da ação da vida eterna em cada um de nós. Um dia estaremos na eternidade e vamos contemplar a beleza de Deus em seus anjos e santos, principalmente, com a Mãe de Deus que está sempre nos ajudando a levar a cada um de nós a Jesus (conferir em 1 Cor 15, 20-27).

O evangelista nos apresenta Maria, a mulher por excelência que se dispõe a fazer a vontade de Deus, aceitando a proposta Dele através do Mensageiro Gabriel. Ela foi a escolhida por Deus, mas Deus quer a sua aprovação e espera o seu sim, mas ela está cheia do Espírito Santo e abre-se integralmente à vontade de Deus, aceitando a ser a serva disponível e permite que Jesus se encarne no seu seio virginal. Ela torna um tabernáculo vivo que aloja o filho de Deus, nosso Salvador. A sua beleza e a sua humildade pronunciado em um grande Magnificat neste cântico que traduz de fato quem é Maria no plano de salvação do nosso Deus. Por isso as gerações de todos os tempos reconhecem nela o valor do seu sim, pois ela é a modelo de mulher que faz a vontade de Deus plenamente (conferir em Lc 1, 39-56).

Esta liturgia nos remete à escatologia de cada um de nós quando estiver completo a nossa trajetória humana aqui na terra. Assim a festa que celebramos hoje é a vitória da humanidade em Maria por causa de Cristo, nosso Senhor. Que esta festa da Assunção de Nossa Senhor nos ajude a entender e viver melhor o projeto de Deus a todos em uma vida comprometida com a cultura da vida e não de morte.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia 

José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: