ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 8 de agosto de 2020

Quando estamos com Jesus, não teremos medo

Queridos irmãos e irmãs, 

Estamos celebrando o 19º Domingo do Tempo Comum e o Dia dos Pais e este tempo em que estamos vivendo nos deixa perplexos diante desta pandemia que assola o mundo e o Brasil que sangra com tantas mortes, chegando a mais de 100 mil pessoas. Neste momento, fazemos uma reflexão diante desta catástrofe e vemos que muitas vezes poderíamos ter evitado a ter este número expressivo de mortes se todos, desde o governo e o povo colaborassem com incentivo e precaução. 

Infelizmente houve muitos que aproveitaram o desespero das famílias dos doentes, compraram utensílios com preços superfaturados ou ainda equipamentos com problemas. Fizeram muito desperdícios. Enquanto isso, as pessoas ficaram sofrendo e morrendo.

Embora neste cenário triste em que o Brasil passou e passa houve medidas governamentais boas, ajuda de empresários conscientes com doações aos que mais precisam. Ainda vimos muitos trabalhadores da saúde se entregando de corpo e alma para socorrer e evitar mais mortes.

Jesus andando sobre as águas Wallpaper Jesus caminha sobre a água ... 

Mesmo com tantas adversidades e problemas, somos um povo que acredita em Deus e que Ele opera no mundo, dando luz à mente humana para os caminhos que se devem fazer para salvar a vida. Assim remédios, protocolos e a busca da vacina são exemplos que Deus manifesta nas atitudes humanas.

A liturgia bíblica deste domingo nos mostra como Deus vem ao nosso encontro quando pedimos a sua presença. Nós queremos estar com Ele. No primeiro livro dos Reis, Deus se mostra a Elias de modo tranquilo e suave, isto é numa brisa suave. Deus não é do barulho e de coisas estrondosas, mas um Deus simples que caminha com aqueles que querem estar com Ele em uma atitude humilde e suplicante.

No contexto do episódio vivido por Elias era que ele estava sendo perseguido por causa da morte de Jesabel. O medo toma conta dele, então ele foge para o deserto. Precisamente no Monte Horeb, a onda Moisés teve o encontro com Deus. Desta vez, foi diferente. Deus vem em uma brisa suave e não de modo barulhento, como terremotos, ventos fortes, mas de modo tranquilo. 

Deus nos fala no momento em que podemos repousar no desejo de ter um encontro pessoal com Ele através da oração, da sua Palavra viva e na Eucaristia. A Igreja é a voz de Deus hoje quando ela se coloca a serviço dos humildes e daqueles que não tem vez e nem voz, são os invisíveis deste mundo, mas Deus os vê no mais íntimo de cada pessoa (cf. 1 Rs 19, 9a.11-13). 

Na carta aos Romanos, Paulo nos fala como que Deus nos revelou e nos revela ainda hoje. Deus propôs um plano de Salvação a toda humanidade, mas naquela época e hoje muitos desprezam e não querem recebê-Lo. Desse modo, ficam trilhando caminhos que não levam a lugar nenhum e somente trazem angústia, solidão e um vazio existencial. Desse modo, sentimos esse problema hoje no mundo. Infelizmente estão buscando Deus em coisas que não podem satisfazê-los plenamente (cf. Rm 9, 1-5). 

O evangelista Mateus nos mostra que Jesus manda os discípulos para outra margem para a missão, despede-se da multidão e retira-se para um lugar. Descansa e vai ao monte para orar. Monte é sempre o lugar de encontro com Deus. Precisamos sair do nosso lugar e procurar os montes para oração, meditação e reflexão. 

Enquanto Jesus ficava afastado deles e eles no alto mar na barca, enfrentando uma tempestade e vento forte, isso os enchia de medo e pavor. Depois Jesus vai ao encontro deles, caminhando sobre o mar, mas eles os confundem como um fantasma, mas Jesus fala. “Coragem! Não tenham medo! Sou eu”. Quando estamos com Deus, de fato, não temos medo, porque Deus sempre vai nos dar a certeza que caminhamos com Ele rumo ao céu, sem ilusão ou fanatismo. 

Interessante... Pedro vai ao encontro de Jesus, uma iniciativa de fé em Jesus, pois é Jesus que dá a segurança para as nossas iniciativas, mas Pedro deve ter olhado para trás e viu os discípulos com medo e espanto da cena que estavam vendo, acreditando que Pedro não conseguiria chegar até Jesus. Isso provocou em Pedro um medo que o fez recuar da decisão e aí começou a afundar. Então pede socorro a Jesus e, na mesma hora, Ele estende as mãos a Pedro e o socorre, mas o exorta dizendo. "Por que duvidaste, homem de pouca fé?". Depois disso, Jesus entra na Barca e fica com todos e eles fizeram a profissão de fé. "Verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus" (cf. Mt 14, 22-33).

Aqui podemos tirar várias conclusões. Na dificuldade, o medo vem e, se estivermos acesas as luzes da fé e esperança em Deus, nós atravessamos com segurança até Jesus, mas se olhar as dificuldades presentes e os obstáculos em que vivemos, então vamos entrar em desespero e afundar a nossa vida em uma estrada sem saída. Porém, se estivermos atento à Igreja que sempre nos exorta para estar nela, mesmo quando ela nos repreende para mostrar o que é certo, então vamos ter a certeza que Jesus é o Senhor, o filho de Deus que veio e vem para nos salvar e nos ajudar sempre. Deus é fiel e tem misericórdia de todos nós nesta travessia.

Que esta liturgia nos ajude a entender que Deus não nos abandona e nós devemos ir ao encontro Dele com a certeza e com fé. Hoje é celebrado o Dia dos Pais e que eles possam ser de fato orientadores e promotores de esperança aos seus filhos e que Deus os ajude sempre com as bênçãos de vida nova, de saúde e de emprego. Assim eles possam manter a família, construindo uma sociedade justa, fraterna e solidária numa família com os valores do Evangelho de Jesus Cristo que é o amor, a partilha, o perdão e solidariedade. 

Amém!

Bacharel em Teologia 

José Benedito Schumann Cunha 

Nenhum comentário: