ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Alegrai-vos, O NATAL DO SENHOR ESTÁ CHEGANDO

 Alegrai-vos, O NATAL DO SENHOR ESTÁ CHEGANDO



Queridos irmãos e irmãs, estamos já próximo da celebração do Natal do Senhor e a liturgia da Igreja faz um convite a todos nós para festejarmos essa alegria porque o senhor está no meio de nós, é um Deus conosco. É o Domingo da alegria “Gaudete)

No livro do Profeta Isaias nos fala da Alegria da volta, boa notícia da Salvação prometida por Deus, porque Ele é fiel sempre. Aqui o contexto é que os Israelitas voltaram do Exilio e está pensando e sonhando novamente com a nova Pátria aonde podem ter liberdade.

O profeta é o mensageiro de Deus que traz a esperança para os que sofrem e os que estão oprimidos. Agora o povo de Deus reage com alegria e dá o louvor devido a Deus. É o canto de magnificat, pois eles acreditam que serão renovados pela ação libertadora de Deus. (cf. Is 61,1-2ª.10-11)

Hoje com a pandemia e as mortes provocadas por ela, precisamos de esperança de dias melhores e eles virão porque Deus jamais esquece o seu povo. Deus iluminou os cientistas para descobrir uma nova vacina que combate a COVID 19 e ela está chegando dando a todos um alivio e assim dias melhores virão.

A primeira carta aos tessalonicenses nos fala que devemos estar alegres e nós devemos estar assim porque Deus é o motivo de nossa alegria. Temos muitos motivos de estarmos alegres, pois pertencemos a comunidade cristã, temo uma família e ainda estamos atuando no mundo dando testemunho de Cristo que é a luz do mundo. (cf1Ts 5,16-24)

O evangelista João nos mostra João Batista que dá para todos nós o motivo de ter uma grande alegria que é a presença de Jesus no meio de nós. Ele dá o testemunho da luz. A luz é Cristo e Ele está no mundo e vem até nós no Natal. Jesus vem discretamente e no lugar pobre e lá que é acolhido por primeiro. Sabe-se que para reconhecer Deus tem que se despojar do orgulho e vestir a roupa da humildade, do acolhimento, do perdão, da misericórdia e da solidariedade para com todos.

João dá testemunho e é uma voz que clama no deserto, que é o lugar do encontro com Deus. Nós devemos ecoar para toda terra que temos um Deus conosco e está sempre a nosso lado, principalmente nos momentos mais difíceis que passamos. O mal não é criação de Deus, mas Ele pode tirar um bem de tudo isso. (cf. Jo 1,6-8.19-28)

Para reconhecer Jesus menino devemos converter e mudar de vida, procurando fazer a vontade Deus sempre. O caminho que se pode trilhar é estar em comunhão com Deus e com os irmãos na fraternidade em comunidade.

Que esta liturgia nos faça pessoas alegres na espera do novo sempre, da liberdade e da salvação que é trazida por Cristo e que possamos sair melhores desse momento nebuloso em que a humanidade toda vive.

Tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: