ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Uma grande luz surgiu, Jesus está no meio de nós

Uma  grande luz surgiu, Jesus está no meio de nós




Queridos irmãos e irmãs, é natal. Hoje é um dia que nos faz agradecer a Deus por ter enviado Jesus ao mundo. Um menino nos foi dado e ele veio pobre para mostrar que devemos fazer algo aos que mais precisam. Uma manjedoura foi o lugar da vida. Quantos neste mundo estão sendo ceifados da vida e de dignidade devido ao egoísmo, a ostentação dos ricos, o desprezo por parte dos poderosos e governantes aos pobres.

Uma grande luz surgiu, um sinal foi nos dado e desse modo podemos sentir, viver e celebrar o Natal do Senhor. Quando há amor tudo se torna mais fácil e a vida acontece em abundância. Devemos aprender a lição do Natal para que esse mundo se encha de paz, solidariedade, partilha, fraternidade, perdão e misericórdia.

O profeta Isaías predisse que numa terra tenebrosa apareceu essa luz e um menino ia ter um poder admirável porque ele será o Príncipe da Paz (cf. Is 9, 1) . Essa profecia se realiza e está escrita no Evangelho de Lucas. Sua luz brilhará e todos verão que Jesus é o Rei que serve e é justo. Seu governo é de serviço a todos, o seu agir e seus gestos serão para denunciar o descaso dos poderosos da época e da ganância dos ricos e dos indiferentes com a maioria do povo que sofre pela exploração deles.

Na noite de Natal, os pobres pastores viram a luz e a glória de Deus cantada pelos anjos. Eles não pensam no que vestir ou ter mas vão eufóricos para a gruta onde estava a manjedoura que estava Jesus deitado. Acreditaram na indicação dos anjos. (cf. Lc 2,9)

Se pensarmos bem e refletirmos neste acontecimento podemos dizer que é uma graça enorme para a humanidade, pois Jesus está no nosso meio. O Papa Francisco disse na sua homilia na missa da noite do dia 24/12: “Nesta noite, foi-nos mostrado o amor de Deus: é Jesus. Em Jesus, o Altíssimo fez-Se pequenino, para ser amado por nós. Em Jesus, Deus fez-Se Menino, para Se deixar abraçar por nós. Mas podemos ainda perguntar-nos: Porque é que São Paulo chama «graça» à vinda de Deus ao mundo? Para nos dizer que é completamente gratuita.”

O mundo em que vivemos, o egoísmo, o hedonismo, a ostentação dos ricos, os desmandos dos poderosos e dos maus governantes, tudo isso está na lógica do capitalismo que é do dar e do receber. Mas o amor de Deus é infinito e Ele nos ama porque quer o nosso bem. O bem para nós deve ser  o de escolher Deus como meta e as nossas atitudes devem estar sintonizada no amor gratuito de Deus.

Pela nossa fragilidade humana não chegamos até Deus, mas essa fragilidade foi usurpada por Deus e resgatada na vinda de Deus, na sua singeleza e na sua pobreza em Belém, e Jesus chegou até a nossa pequenez.

O menino que nasce nos dá lição e nos ensina que devemos modificar as nossas relações humanas que devem estar envolvidas em ações a favor de todos, principalmente aos mais necessitados e miseráveis deste mundo.

Mais uma vez o nosso Papa nos chama a atenção quando ele nos diz: “Manifestou-se a graça de Deus. Graça é sinônimo de beleza. Nesta noite, na beleza do amor de Deus redescobrimos também a nossa beleza, porque somos os amados de Deus. No bem e no mal, na saúde e na doença, felizes ou tristes, sempre aparecemos lindos a seus olhos: não pelo que fazemos, mas pelo que somos. Em nós, há uma beleza indelével, intangível; uma beleza incancelável, que é o núcleo do nosso ser. Deus no-lo recorda hoje, tomando amorosamente a nossa humanidade e assumindo-a, «desposando-a» para sempre.”

Essa beleza de Deus reflete em cada um de nós, pois somos ornados pelo seu amor que regenera os nossos sentimentos e refaz o nosso coração para o amor que constrói pontes e salva muita gente.

Que esse Natal nos ajude a ver com os olhos de Cristo e que possamos ser mais generosos com todos, principalmente tendo compaixão dos milhões que morreram pela pandemia e  pela dor dos outros que perdem pessoas por falta de leitos e recursos para salvar as vidas que são tão caras a Deus.

Desejo um Feliz Natal e que o amor seja a nossa bandeira para termos um mundo melhor e justo para todos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em teologia Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: