ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

NATAL, TEMPO DE ESTAR EM FAMILIA

  NATAL, TEMPO DE ESTAR EM FAMILIA

 


É Natal do Senhor que vamos celebrar daqui dois dias em família. É um momento de festa e de encontro de família na celebração  da festa de um Deus que vem até nós através de Maria.

O lugar do nascimento é simples, mas é o primeiro berço do nosso menino Jesus.  A graça e a beleza são visíveis, pois Jesus tem a presença da mãe que cuida e do Pai adotivo que zela. O lugar da gruta é luz para os povos. Os primeiros a visitar esse lugar na noite do nascimento de Jesus são os pobres pastores.

O interessante desse fato é que eles estavam abertos na sua simplicidade e desse modo puderam ver e sentir o anuncio do anjo. A gloria de Deus estava ali na manjedoura e eles puderam presenciar esse grande acontecimento para o mundo.  Após isso eles foram os primeiros missionários e anunciadores de Deus que vem até nós, pois Jesus é um Deus conosco. 

A noite e o silêncio foram importantes e propícios de poder perceber a luz da gloria cantada do coro de anjos que cantavam Gloria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens amados por Deus.

Hoje é mais que necessário de estarmos em vigilância e em atitudes como as dos pastores de Belém para reconhecer e celebrar o Natal do Senhor fora do barulho do consumismo.

A pandemia que presenciamos deve nos ensinar que celebrar o Natal é celebrar a vida na sua singeleza, nada de ostentação e desperdício, mas a certeza de estar no clima de Natal na beleza dos gestos de amor que serve aos quem mais precisa.

A mesa é para todos. Jesus é o centro e ele nos ensina que a mesa da sua Palavra (ambão) é o lugar de honra que nos congrega ao redor do Deus da Vida e a Mesa da Eucaristia e do Sacrifício de Cristo nos chamam para partilhar com os mais necessitados.

O natal é para todos e que possamos reaprender e apreender o sentido Real do Natal do Senhor.

Feliz Natal a todos!!!

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: