ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Em barganha política do governo, Romeu Zema parabeniza reitor que ele não reconduziu ao cargo

Governador mudou escolha para o comando da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e nomeou primo de deputado estadual para ampliar base do governo na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG)

POR Pedro Augusto Figueiredo

O governador Romeu Zema, do Partido Novo, mudou sua escolha para reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para conseguir apoio de um deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mostram áudio e mensagem enviados pelo governador e obtidos pelo jornal "O Tempo". Em nota, o Palácio Tiradentes lamentou que mensagens privadas tenham sido usadas como forma de ataque e afirmou que o reitor nomeado por Zema “possui currículo impecável e inquestionável capacidade técnica para assumir o cargo”.

Conforme o Diário Oficial de Minas Gerais do último sábado, 31 de dezembro de 2022, Romeu Zema escolheu o professor Wagner de Paulo Santiago para comandar a Unimontes pelos próximos quatro anos. Com 34,28% dos votos, ele foi o segundo colocado na lista tríplice elaborada após eleição realizada pela comunidade acadêmica da universidade. Wagner é primo do deputado estadual Arlen de Paulo Santiago Filho (Avante).

O primeiro colocado na eleição foi o professor Antônio Alvimar de Souza, que era o reitor da universidade até o fim de 2022. Em áudio obtido pela reportagem, Zema parabeniza Alvimar, que obteve 50,07% dos votos, e diz que irá reconduzi-lo ao cargo. “Professor Alvimar, boa tarde. Espero que tudo bem aí com o senhor. Estou aqui para comemorar a sua recondução ao cargo. Fico muito satisfeito e isso mostra claramente que estamos amadurecendo, que todos estão vendo os frutos do seu trabalho, do seu esforço. Continue contando com o nosso governo aqui, comigo. Estamos aqui para fazer tudo que estiver ao nosso alcance em prol da Unimontes. Parabéns”, disse Zema ao reitor.

Diante da nomeação de Wagner Santiago, o governador enviou uma segunda mensagem a Antônio Alvimar de Souza, essa em texto, em que diz que foi pego de surpresa, pois não sabia que a discussão sobre a nomeação ainda estava aberta. “A informação que eu tinha era que a situação estava definida. Infelizmente, fui informado somente agora, tiveram de optar por este outro nome em prol da construção de uma base na Assembleia Legislativa. Estou aqui muito decepcionado com a situação e também com as pessoas que conduziram o processo sem me posicionar”, escreveu Zema na mensagem.

O governador pediu desculpas. “Lamento muito o mal entendido e fica aqui o meu sincero pedido de desculpas pela má condução do processo, em que faltou a boa comunicação”, continuou Zema. Tanto o áudio como a mensagem foram enviados à reportagem por uma fonte, que pediu anonimato. Ao jornal "O Tempo", o professor Antônio Alvimar de Souza, destinatário original de Zema, confirmou o recebimento das mensagens do governador e também o conteúdo delas.

“O que nós achamos aqui, o que toda a comunidade (acadêmica) ficou horrorizada, é que a gente aguardava a nossa nomeação. Tanto que o trabalho que a universidade fez, a confiança que a gente tinha no governador, a palavra dos deputados que a gente tem aqui na região que pediram, o apoio da sociedade, isso fez com que a gente ficasse tranquilo”, disse o agora ex-reitor sobre o episódio. “A gente não foi buscar outros mecanismos nem outros meios para poder interferir nessa nomeação. Infelizmente, nós fomos surpreendidos por outra barganha. Não sei o que aconteceu no meio do caminho”, continuou Antônio Alvimar de Souza.

Fonte: Jornal "O Tempo"

Nenhum comentário: