ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 8 de janeiro de 2023

Uma estrela brilha e indica um novo Rei

 Uma estrela brilha e indica um novo Rei



Neste domingo, celebramos a Epifania do Senhor e encerramos o Tempo de Natal. A procura do menino nascido e o encontro dos Reis Magos na Manjedoura, Jesus se mostra ao mundo. Estes reis são a representação de todos os povos do mundo. As nações conhecem quem é esse menino que já era predito pelas escrituras.

Sabemos que a Epifania é a manifestação de Deus ao mundo. Jesus é de fato Deus que veio até nós.

A liturgia deste domingo nos leva à manifestação de Jesus, pois Ele é a luz do mundo que ilumina a todos. Assim encontramos a Salvação que veio até nós.

No livro de Isaías nos fala da chegada da luz que indica a salvação do Senhor. Isso vai mudar tudo e a Jerusalém será o lugar que vai atrair todas as Nações. Podemos dizer que Jerusalém é a Igreja, que é a comunidade que se faz pela crença e acolhida em Jesus como salvador. Ele é a luz salvadora que atinge toda a humanidade no mundo. (cf. Is 60,1-6)

A Carta aos Efésios nos exorta para o projeto salvífico de Cristo que vem do plano de amor de Deus por nós. Tudo se contagiou na presença de Cristo que atrai toda a humanidade como judeus e pagãos. Assim vamos formar uma comunidade de irmãos e irmãs que é a comunidade centrada em Cristo. (cf. Ef 3,2-3a.5-6)

O evangelista Mateus narra a promessa descrita em Isaías acontecendo. Os magos seguem a estrela desde do Oriente chega a Jerusalém. Eles vão ao Rei Herodes e eles perguntam onde está o Rei dos judeus nascido. Isso apavorou o rei Herodes e todos em Jerusalém. Mas já estava descrito pelo Profeta que seria Belém. Os reis magos vão e adoram o menino na manjedoura e dão presente ouro, incenso e mirra e depois vão por outro caminho. (cf.Mt 2,1-12)

Assim podemos dizer que quem crer em Cristo deve desistir do seu caminho e fazer um novo caminho que leva a vida e liberdade. Que esta liturgia nos ajude a sermos luz nos caminhos novos que devemos percorrer com Cristo e que sejamos portadores do bem, da justa, da solidariedade e amor.

Tudo por Jesus nada sem Maria!
Servus Christi semper!
Jose B. Schumann

Nenhum comentário: