ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 28 de janeiro de 2023

A Proposta do Reino á para todos

 A Proposta do Reino á para todos




Queridos irmãos e irmãs, estamos no 4° Domingo do Tempo Comum e vamos entender que quando estamos com Deus a Felicidade torna-se permanente e nos realiza plenamente.

Mas quando a buscamos sem rumo, ela torna-se um problema e sofrimento para a pessoa. Qual é a verdadeira felicidade que buscamos?

Quando lemos a Palavra de Deus no Antigo Testamento, vemos que a riqueza era sinal de bênçãos de Deus. Isso era um engano porque a riqueza adquirida era fruto de exploração, corrupção, de opressão e de engano. Se isso era riqueza para eles, então não eram sinal de bênçãos e agrado de Deus.

A liturgia bíblica deste domingo vai decorrer sobre o tema da verdadeira riqueza. O profeta Sofonias nos faz uma exortação para que possamos pensar nisso. Os pobres e os humildes são felizes porque deposita no  Senhor toda a esperança. Eles confiam no Senhor a sua vida e o seu dia. Deus não os deixa na mão. (cf. Sf 2,3;3,12-13)

 Na primeira Carta de Paulo aos Coríntios nos fala algo importante, pois os primeiros chamados são os pobres e os pequenos deste mundo. Infelizmente neste mundo capitalista os despreza, mas na ótica de Deus eles são grandes no Reino de Deus. (cf. 1Cor 1,26-31)

O evangelista Mateus nos mostra propostas de Deus para sermos felizes. São ensinamentos que deveriam ser gravados no nosso ser para podermos agir no mundo de modo feliz e agraciado por Deus. O discurso da bem-aventurança nos faz pensar nessas propostas do Reino de Deus para nós.

 Interessante olharmos a história da nossa salvação. Quando o povo de Deus saiu do Egito através de Moisés e ele recebeu os 10 mandamentos para que cada pessoa possa cumprir, ser feliz e próspero. Está com Deus é a felicidade plena.

Por outro lado, as Bem-aventuranças são consequências de quem segue Deus, obediente e sem estar ligado a política deste mundo que visa muitas vezes o bem para si esquecendo dos pobres e humildes deste mundo. Eles acham que as migalhas que dão vão fazê-los felizes. Enganam-se plenamente. Estar com Deus é a fonte da felicidade plena.

Jesus nos fala:

1)    Felizes os pobres, mas o mundo acha que é a riqueza e acumulo de bens.

2)    Felizes os manso, mas o mundo fala, arma-se e é violento .

3)    Felizes os que choram, mas o mundo acha que são os que riem por qualquer coisa.

4)    Felizes os que desejam cumprir a vontade de Deus, mas o mundo diz que deve ser livre e viver de acordo com a sua cabeça.

5)    Felizes os misericordiosos, mas o mundo nos diz que devemos ser insensíveis e vingadores.

6)    Felizes os sinceros de coração, mas o mundo mostra a mentira e a falsidade.

7)    Felizes os que promovem a paz, mas o mundo que guerra e ódio.

8)    Felizes os perseguidos por causa do Reino de Deus, mas o mundo fala de perseguidores algozes dos outros.

9)    Felizes os que são perseguidos por causa Dele, pois será grande o mundo odeia os que são fiéis a Jesus.

Então essas bem-aventuranças nos fazem pensar e nos conscientizar para sermos felizes com Deus, vivendo os valores do Evangelho que são o amor, a justiça, a paz, a misericórdia etc. (cf. Mt 5,1-12)

Assim podemos entender melhor o que está escrito no Catecismos da nossa Igreja Católica que nos diz: "As BEM-AVENTURANÇAS estão no centro da pregação de Jesus, retomam e levam à perfeição as promessas de Deus, feitas a Abraão. Pintam o rosto de Jesus, caracterizam a autêntica vida cristã e desvendam ao homem o fim último do seu agir: a Bem-aventurança eterna." (CCIC 360)

Que esta liturgia nos ajude a entender e viver as bem-aventuranças para serem felizes e não configura com esse mundo que traz sofrimento, fome, desigualdade e violência.

 Tudo por Jesus nada sem Maria!

Servus Christi Semper!!!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: