ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 5 de fevereiro de 2023

Devemos ser "Sal e Luz"

 Devemos ser "Sal e Luz"




Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando neste domingo o 5° Domingo do Tempo Comum. Hoje continuamos com o tema da semana passada. Aqui o compromisso com o Reino de Deus, Jesus fala em símbolos no sal e na luz do mundo. Ser cristão é ser diferente dos não crentes, pois devemos ser promotores da paz, ser misericordiosos, ser justos, ser pobres com os pobres que confiam no Senhor e ter compaixão com o povo sofrido.

No livro do Profeta Isaías nos mostra como devemos ser luz para os outros. Isto está relacionado com testemunho de vida no amor e na bondade e não apenas nos ritos da Igreja no seu formalismo ainda na frieza de sentimentos humanos. Aqui é necessário atitudes concretas que levam a pessoa ser um sinal do amor de Deus no meio do Povo. Hoje percebemos que muitos estão insensíveis pela miséria e sofrimento do povo e vivem na ostentação e consumismo. (Cf. Is 58,7-10)

Na carta de São Paulo nos orienta que sermos luz, não é colocarmos a nossa esperança de salvação nas estruturas do mundo que visa o egoísmo, individualismo e cada um por si, mas se identificarmos com Cristo, modelo de despojamento e cumprimento da vontade Deus. (Cf. 1Cor 2,1-5)

O evangelista Mateus nos mostra Jesus que nos orienta como devemos ser a identidade do Cristão que é sermos luz do mundo e sal da terra. A luz se projeta no testemunho coerente do cristão e o sal da terra é sermos ativos nas atitudes que levam à transformação do mundo, tirando-o da cultura da morte para cultura da vida. É sermos uma pessoa que vai ser um sinal do amor de Deus no mundo através das nossas mãos que ajudam e solidarizam com os que estão mais sofrendo neste mundo. É sermos bálsamos regeneradores da esperança nos pobres e famintos no mundo.

Hoje é preciso que sejamos luz que ilumina a esperança de dias melhores e sal que dá o tempero certo na vida das pessoas para que sintam membros da Igreja e a confiança de chegar no céu a onde vamos ter a morada definitiva com Deus e com todos os santos que souberam viver os valores evangélicos de Cristo neste mundo.

Que esta liturgia nos ajude a sermos pessoas que fazem a diferença na comunidade através do serviço desinteressado para com todos, tendo os olhos de modo especial aos marginalizados no sistema capitalista. Cf. (Mt 5,13-16)

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Servus Christi semper!!!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: