ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de fevereiro de 2023

As tentações continuam... nesse mundo

 As tentações continuam... nesse mundo



Queridos irmãos e irmãs, estamos no Tempo da Quaresma. E nós devemos procurar aprofundar no conhecimento do Plano de Deus em nossa caminhada de vida cristã no mundo. Somos chamados a ir ao deserto, lugar do encontro com Deus e também lá experimentamos as tentações que querem nos afastar de Deus.

A campanha da fraternidade nos chama e nos pede: Dai vós mesmos de comer ao Povo faminto e assim ninguém passará fome, pois haverá pão repartido.

Se estivemos com Deus mesmo, as tentações são afastadas e nós sairemos mais fortalecidos para a missão de evangelizar, principalmente os mais necessitados da Palavra de Deus.

Se afastamos de Deus as tentações nos fazem sair da comunhão com Ele como aconteceu no episódio de Adão e Eva. No jardim do Éden o homem e a mulher tinham tudo, pois a felicidade deles era estar em harmonia com todos e com Deus. Mas eles preferiram fazer o seu projeto sem Deus, caíram no pecado (que é afastar de Deus) e sentiram nu, porque estavam despojados da presença de Deus e a infelicidade os tomou de pavor.

O escritor sagrado não quer fazer uma descrição científica e histórica, mas dar a nós o entendimento que a pessoa sai da terra e é feita no sopro de Deus que dá vida. Deus nos fez para estar feliz e com Ele sempre. Uma escolha pessoal trouxe desarmonia e seu afastamento de Deus. Assim o mal se tornou presente devido a nossa ausência em Deus. Deus não criou o mal. Quando o Povo de Deus se afasta Dele e se acha autossuficiente, aí nesse momento começa reinar o mal, a exploração e a injustiça de toda ordem. (cf. Gen 2,7-9.3,1-7)

Na carta aos Romanos nos fala do novo adão que é Jesus, que venceu as tentações e não aceitou as propostas de Satanás. Sabemos que o Adão aceitou a proposta do mal e afastou do projeto de Deus e isso trouxe o pecado e morte, mas Jesus, o novo Adão é o que aceita a vontade Deus e se torna forte na força do Espírito Santo e vence as tentações que aniquilam a pessoa.

Quem adere a Jesus e ao seu esquema de vida, torna-se liberto e livre para prosseguir na jornada na terra  rumo ao céu. (cf. Rm 5,12-19)

No Evangelho de Mateus nos mostra as tentações que Jesus sofreu antes de começar a sua missão de evangelizar e salvar a humanidade. Os 40 dias no deserto significa os 40 anos que o povo esteve no deserto rumo à terra prometida. A fome que Jesus sente é reviver o que o povo sentiu no deserto. Mas Jesus não murmurou como fez o povo, mas se reforçou na oração e na Palavra de Deus que dá a confiança e esperança no Projeto de Deus Pai que lhe confiou.

 Jesus vence as tentações do ter, do poder e do prestígio, mas Jesus as vence que faz satanás fugir para voltar depois em outra ocasião, quem sabe poderia vencer no calvário, mas ele se enganou, pois Jesus foi obediente A Deus Pai até de morte de Cruz. Por que não seguí-Lo. ( Cf. Mt 4,1-11)

Se nos afastamos de Deus ou ignoramos o seu projeto de vida e liberdade para nós, ficaremos sujeitos às tentações e pior ser vencido por ela. Ainda hoje há muitas tentações do mal e é por isso que o mundo fica nas trevas do mal e do pecado.

Que esta liturgia nos ajude a fazer a caminhada quaresmal fortalecidos na oração, no jejum e na penitência para vencermos o mal do egoísmo, da indiferença com os mais pobres e desvalidos no mundo, da ingratidão a Deus e de forma que o mal nos coloca para afastamos de Deus.

Jose B. Schumann Cunha

Servus Christi semper!!! Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Nenhum comentário: