ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 11 de fevereiro de 2023

O Cristão e a Lei, o dilema: seguir a Cristo e a Lei de Deus ou a lei dos homens

 O Cristão e a Lei, o dilema: seguir a Cristo e a Lei de Deus ou a lei dos homens



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 6º Domingo do Tempo comum e a liturgia nos ajuda e entender e refletir a Lei de Deus. Ela é um guia e um caminho seguro de chegar a Deus. Mas muitas vezes a leis dos homens nos aprisionam, deixam-nos paralisado diante do mal e não podemos fazer devido aos tiranos deste mundo. Hoje há em muitos lugares cerceamento da palavra e da liberdade de expressão como estamos vem no país da Nicarágua.

A lei de Deus é diferente pois visa o homem na sua integridade para ser feliz. Não são proibições que nos afetam, mas sim nos ajuda a ser plenos livres. As nossas atitudes devem levar ao encontro do outro, espeitando o limite de cada um no amor reciproco.

No livro do Eclesiástico nos apresenta os 10 mandamentos dados por Deus e o povo do Êxodo os acolhe unanimente. Aqui o amor e a obediência a Lei de Deus é fundamento para manter um Povo unido com Deus para a jornada aqui e também caminhar seguro para o céu. Essa observância vai ser interiorizada como algo importa e não os externamente. (Cf. Eclo 5,16-21)

Paulo nos fala da "Sabedoria de Deus", que é tão diferente da dos homens. Deus é amor e a sua ação é no respeito da escolha de cada. Deus traça o caminho e nos orienta como chegar ao seu Reino. A liberdade, a justiça, o amor mutuo, o respeito, a coerência, o perdão, a solidariedade e a verdade, estes sãos pilares de um edifício que mantem firme nas relações de todos no mundo, na sociedade e na comunidade em que participamos. (cf. 1Cor 2,6-10)

O evangelista Mateus nos mostra Jesus que censura a nas atitudes em relação aos fariseus e escribas, pessoas entendidas de leis e da religião que eles praticavam. Jesus chama que atitude nossa deve ser pautada na justiça e não o modo operante daqueles que deveriam sem bons e justos com todos. A fidelidade a Deus não é algo esterno e nem aparente, mas brotar da atitude que vem de um coração amoroso e respeitoso com todos, principalmente com os pobres e marginalizados no mundo.

A finalidade da Lei de Deus é para garantir a vida em todo sua dimensão, protegendo e ajudando a todos ter vida plena.

Aqui podemos observar e falar o que está nos mandamentos:

 1) não matar, isto é preservar a vida em os sentidos como a do homem, das florestas, dos rios, dos animais etc. Devemos evitar outros tipos de morte que é a foca, a discriminação e racismo. É o que Deus diz: "Ouvistes: Não matarás... aquele que matar terá de responder em Juízo..." "Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá que responder em  juízo..."

2) não praticar o adultério pois destrói a família. É o que Diz Deus: "Ouvistes: não cometerás adultério (eram bem mais severos para as mulheres)."Quem olhar para uma mulher com desejo desonesto...já pecou em seu coração".

3) o divórcio é algo ruim porque traz sequelas a família. Assim diz Deus: "Ouvistes: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe um certificado de repúdio". A lei de Moisés "tolerava" o divórcio em certos casos (união ilícita), para preservar a mulher nesses casos: direito de igualdade. “Todo aquele que repudia sua mulher, faz com que ela adultere: E quem se casa com ela, comete adultério". 

4) O juramento e a palavra dada são a garantia da justiça. Assim diz Deus: "Ouviste: Não jurarás falso...” "Não jureis de modo algum... Vosso SIM seja SIM, vosso NÃO, NÃO. Tudo que for, além disso, vem do Maligno..." aqui é a condenação da falsidade, da falta de palavra dada, pois a única garantia da palavra dada é a verdade e a sinceridade dela. (cf. Mt 5,17-37)

Assim Jesus ratifica o que estava escrito nos mandamentos de Deus que são orientações seguras para o bom convívio na família na sociedade e no mundo.

Que esta liturgia nos ajude a sermos coerente, íntegros, justos na Igreja, nas nossas relações humanas e no mundo.

Tudo por Jesus nada sem Maria! Servus Christi Semper!!!

Jose B. Schumann


Nenhum comentário: