ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 11 de março de 2023

Água que sacia sempre e é eterna

Queridos irmãos e irmãs, estamos no 3º Domingo da Quaresma e continuamos no itinerário para a páscoa, então precisamos fazer penitência e converter-nos para Deus. Na Igreja primitiva, o batizado se dava no Sábado Santo ou melhor na Vigília Pascal. É neste contexto de três dos domingos antes da Páscoa que a liturgia se coloca no tema Batismal através do símbolos da água no episódio do diálogo com a samaritana, à luz na cura do cego e ressurreição de Lázaro.

Na nossa liturgia de hoje é à água que renova, limpa e transforma.

No Livro do Êxodo, o povo estava no deserto e sentiu sede e pediu água dizendo: Dá-nos água para beber. Deus intervém e dá água que jorra na Rocha do Horeb. Aqui Moisés dá água ao seu povo, mas a água da vida se dará com o Espírito Santo. Deus renovando a vida da humanidade no Batismo. Somos batizados em Cristo e tornamo-nos filhos e herdeiros do céu em Cristo (conferir em Ex 17, 3-7).

Na Carta de Paulo aos Romanos, vemos Paulo que resume a fé da Igreja no dom da água viva que jorra em cada cristão em Cristo. Somos saciados plenamente em Cristo que nos salva e nos deixa livres para caminhar com Ele e com os irmãos na comunidade rumo ao céu (conferie em Rm 5, 1-2.5-8).

O evangelista João nos mostra a cena do poço onde Jesus se assenta pois estava cansado, mas aparece a Samaritana com o balde vazio para pegar água. Ela tinha um coração vazio pelos revezes da sua vida. Jesus quebra toda a regra e preconceito, pois pede água a uma mulher samaritana e de uma religião diferente. É algo novo que devemos refletir para os momentos de hoje. A mulher é estranha porque Jesus é judeu e ela samaritana e os apóstolos acharam também porque Jesus estava conversando com uma mulher que não conhecia. Há um intercâmbio do verdadeiro amor.

A mulher já teve cinco maridos e o que tinha agora não era uma situação lícita, mas Jesus pede a água para mostrar que Ele pode dar água viva que não acaba que é o amor. Jesus é a fonte que sacia a todos os tipos de sede. Ela reconhece e aceita Jesus que é a fonte que não acaba. É uma adesão consciente e que traz vida nova.

Agora o velho balde que traz angústia e vazio não vai mais precisar na sua vida, pois Jesus dá os motivos para ela viver feliz. Ela se torna uma discípula que sai correndo para falar aos outros que encontrou o Cristo que é a razão da nossa vida. Jesus não é para ela um qualquer judeu viajante, mas o Senhor da vida (conferir em Jo 4, 5-42).

Não podemos ficar presos ao poço que é um depósito de esperança passageira, mas devemos buscar o poço de água viva que satisfaz cada um de nós plenamente.

Assim como o poço é o lugar de encontro, agora vamos ao poço que é a Igreja para termos água viva que nos satisfaz sem nos deixar com sede, pois é o próprio Cristo que nos dá o pão que nos satisfaz e a sua Palavra que nos enche plenamente.

Que esta liturgia nos ajude a viver e a buscar o verdadeiro sentido da nossa vida e é em Jesus que salva a nossa vida em nossos sentidos. Vamos confiantes para celebrar a Páscoa do Senhor. Jesus nos dá sempre água viva e que possamos crescer no amor.

Tudo por Jesus nada sem Maria!!! Servus Christi semper...

José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: