ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 25 de março de 2023

É Deus que dá a vida nova e eterna

É Deus que dá a vida nova e eterna



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 5º Domingo da Quaresma e vamos entrar na última semana da quaresma de preparo para a Pascoa do Senhor que é a nossa expectativa da nossa Pascoa futura. Nós desejamos estar com Deus e querendo a vida nova e terna que não acaba nunca. Jesus é a ressurreição para todo que Nele crer e for batizado.


A liturgia nos dá um itinerário para chegar a ser cristão. Sabemos que o dom de Deus vem pela agua viva. E ainda a iluminação que vem da ressureição que Jesus nos traz no Batismo.

O profeta Ezequiel anuncia a vida nova para todos. O Povoo de Deus estava na babilônia, tinha uma vida de escravidão e de morte. Aqui entra o profeta para dar esperança nova para o Povo. O momento de desespero e de não ter solução para o povo, vem a profecia que reanima o povo de Deus. É a esperança alimentada pelo profeta que diz que Deus nunca abandona o seu povo. A visão do túmulo a onde os ossos ressequidos é a forma de uma realidade nova que adquire carne e vida numa nova libertação-. Ele anuncia a libertação daquela escravidão que não deixa o povo livre.

Hoje nós vivemos uma realidade de morte, vícios, maldades e violência, a onde o povo sofre pelo autoritarismo e arrogância dos poderosos que exploram os pobres. Tudo parece que o pode dos maus vencem, mas nós temos um Deus que zela e está atento com os nossos sofrimentos. Só devemos ter a fé viva e acredita que o bem vence o mal. (Ez 37,12-14)

Na carta de Paulo aos romanos temo Paulo que nos faz lembrar e não esquecer que o espirito de Deus ressuscitou Jesus e o levou na sua gloria eterna. Jesus é a nossa razão de viver e trabalhar para o bem. Assim a ressurreição de Cristo que vamos celebrar na Vigília Pascal, e esta é a nossa certeza que vamos ressuscitar com Ele para a vida nova e terna. Foi no nosso Batismo que somos agraciados do dom da vida eterna, e é por isso que devemos viver conforme a graça de Deus que foi colocado em nós como uma marca indelével. Não devemos afastar de Deus nunca. (cf. Rm 8,8-11)

No evangelho de João nos mostra Jesus como o Senhor da vida. Veio a noticia a Jesus que Lázaro estava doente e parece que Jesus não se importou com isso apesar que Ele é grande amigo dele. Os apóstolos estranharam esse comportamento de Jesus para com a situação de Lázaro doente.  Jesus fala a eles, não se preocupam essa doença não vai trazer a morte para ele, dizendo ele está dormindo jesus ainda fica dois dias com os seus discípulos e depois vai a casa de Lazaro. Maria vai ao encontro de Jesus e diz que lazaro morreu, então Jesus chora de compaixão a elas e sente a morte de Lázaro. Jesus as conforta, dizendo que ele é a ressurreição e a vida e vai ao túmulo e o extraordinário acontece, pois Jesus ordena para que Lázaro saia do túmulo e ele obedece e sai. A vida acontece de novo para provar que depois da Ressureição Jesus a morte não vai ser a última palavra pois quem crê em Cristo vai ter vida nova e eterna em Deus. (Jo 11,145)

Queridos irmãos e irmãs, se estivermos unidos a Cristo na sua Palavra que salva e na eucaristia que nos sustenta na caminhada, e ainda  vivendo em comunidade, sem buscar ostentação e privilégios, mas servir aos mais necessitados e humildes, nós vamos já saborear a vida em Cristo que é nova e eterna para sempre com Deus e como todos que amaram e serviram a Deus nesta vida terrena, tendo uma vida de santidade com gestos e de boas obras. Amem

Tudo por Jesus nada Sem Maria. Servus Christi semper!

iesus est resurecti et vita. Qui credit im eum, habet vitam  aeternam.

Jose B. Schumann Cunha

 

Nenhum comentário: