ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 28 de março de 2023

Iniciamos a Semana Santa com Ramos nas mãos

Iniciamos a Semana Santa com Ramos nas mãos!!!  

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a memória da entrada Triunfante de Jesus, montado num jumento em Jerusalém e saudado pelo povo com ramos de oliveira, gritando alegre Hosana ao Filho do Rei Davi. Este momento da celebração é de festa e de alegria. É o nosso gesto de fé em Cristo e compromisso com Ele. Inicia-se a Semana Santa com a leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A liturgia nos reserva dois momentos, um do triunfo e outro da humilhação e martírio. O que mais chama a nossa atenção é que Jesus é o príncipe da Paz, mas o poder é o da guerra às ideias e gestos, condenando a morte a Ele, em um julgamento injusto e triste. 

No livro do Profeta Isaías, temos a figura do servo sofredor. Para a Igreja Primitiva e para nós, é o Cristo que sofre, que é perseguido, mas Ele é fiel a Deus Pai e na sua obediência que nos traz a salvação. É o cordeiro que se entrega por todos nós. Hoje precisamos ter mais fé e colocar-se na mão de Deus que tudo pode (conferir em Is 50, 4-7) Na Carta de São Paulo aos Filipenses, temos um lindo hino Cristológico, pois Cristo é a razão de tudo que existe, nada é sem Ele. 

Ele é Deus e se despojou de toda a sua condição, vindo a nós, nos ensinando o verdadeiro caminho e ainda se deixa morrer, sofrendo o martírio da cruz para nos salvar. Ele é o modelo da obediência. O que é o fracasso para o mundo se torna a vitória diante dos poderosos de todos os tempos. O mal nunca vai prevalecer (conferir em Fl 2, 6-11) O Evangelista Mateus narra para nós a Paixão e Morte, um relato da maldade do homem que não aceita que o amor se propague. 

Jesus passou fazendo bem, levou a boa nova aos excluídos, curou os leprosos, ajudou os aleijados a andarem, ressuscitou os mortos, recuperou a visão de muitos e levou esperança a um povo sofrido. Esses gestos de Jesus aterrorizou os poderosos daquele tempo com medo de perder o poder e ostentação. Jesus só fez o bem e mostrou que é possível ser bom se acredita n'Ele e viver as bem-aventuranças. 

O mundo se abre ao amor verdadeiro. O seu sofrimento é uma lição para nós, quando há sentido nele. A glória da ressurreição será para todos com o seu sofrimento, morte e vida despojada. Que possamos fazer a caminhada da Semana Santa com muita fé e propósito de sermos melhores para que a Páscoa seja algo real na nossa vida e dos nossos irmãos de caminhada. 

Amém!!! 

Boa Semana Santa para todos!!!

(conferir em Mt 26, 14-27, 66) 

“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 45) 

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! 

Servus Christi Semper! 

José Benedito Schumann Cunha, teólogo e engenheiro

Nenhum comentário: