ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 15 de outubro de 2023

Deus nos convida ao banquete da vida

 Deus nos convida ao banquete da vida




 Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 28º Domingo do tempo comum. Estamos quase no final do ano litúrgico. Deus prepara um banquete para aqueles que são fiéis e fazem a vontade dele no mundo.

Nos domingos passados refletimos a Igreja como uma vinha que deve dar bons frutos de amor, justiça, partilha e solidariedade no mundo.

No livro do profeta Isaías nos mostra uma visão profética que relata que o próprio Deus dará um banquete, preparado por Ele, para todos os povos.

Para o povo antigo o banquete sempre é um sinal de amizade, partilha e trocas de presentes.

Agora esse banquete é especial porque é o próprio Deus que o prepara. Assim Ele acabará com todas as tristezas, lutos, sofrimentos e lágrimas. Vai ser a vitória da morte que tanto entristece as pessoas. É a esperança renovada no futuro de alegria e salvação para todos. Deus quer que todos vivam bem. (Cf. Is 25, 6-10a)

Na carta de Paulo aos Filipenses nos afirma que dá força e sustento para a jornada aos céus é Cristo ressuscitado diante de todas as dificuldades enfrentadas por ele. Hoje deve estar com Cristo para superar e ter forças nas adversidades que marcam a vida das pessoas no mundo marcado por maldades e injustiças de toda ordem. (Cf. Fl 4.12-14.19-20)

O Evangelista nos mostra Jesus nos falando através da imagem de um banquete. É um banquete de uma festa de casamento. O rei é o nosso Deus que prepara a festa das núpcias de seu Filho que é Jesus. A esposa é a humanidade que é a própria Igreja. O casamento é a coroação do futuro alegre do tempo messiânico.

Quem aceita vai experimentar a alegria sem fim. Os servos são os profetas, os apóstolos e todos nós que aderimos a Jesus. Todos são convidados, mas alguns não tem isso como meta e recusam o convite de Deus. Muitos ficam com as preocupações cotidianas e não tem tempo para Deus.

Aqui podemos ver quem recusa o convite que assim podemos dizer os indiferentes e os violentos que destroem os que estão construindo um reino de Deus na terra na base de acolhimento, perdão, misericórdia a e justiça.

Para estar nesta festa tem que ter a vestimenta da justiça e da coerência da fé. Se não tiver assim serão retirados do banquete mesmo que cheguem lá.  Quem são esses? São os fingidos, os gananciosos, os aproveitadores e ostentadores na comunidade. (cf. Mt 22, 1-14)

Deus nunca desiste de nós. Sempre arruma um jeito de não esquecer de ninguém no convite. Assim Ele fala:   "Ide pelas encruzilhadas... e convidai todos os que encontrardes..." Bons e maus, mas que mudam de vida para aderir ao senhor do Banquete.

Que esta liturgia nos ajude a compreender os sinais do convite para que possamos desfrutar do Banquete da vida promovido por Deus. Que as vestes sejam de justiça, amor, honestidade, sinceridade, perdão, partilha, misericórdia e fraternidade.

 Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper.

Jose B. Schumann Cunha

Nenhum comentário: