ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 4 de fevereiro de 2024

A vida é curta, precisamos sempre agir no bem e fazer o bem

A vida é curta, precisamos sempre agir no bem e fazer o bem



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5º Domingo do Tempo Comum, e a liturgia nos fala que a vida é breve e passa rápido. Por causa disso precisamos ficar atentos. Aqui tudo

passa.

No livro de Jó fala da sua infelicidade. Questiona sobre o tempo de vida aqui na terra. Tudo é breve e rápido. A gente anseia pela sombra, pelo salário no final do mês. Se vê vivemos no mundo e ele muitas vezes nos dá decepções e sofrimentos. Assim Jó nos fala: “Lembra-te de
que minha vida é apenas um sopro e meus olhos não voltarão a ver a felicidade!” agora não podemos perder a esperança. Algo bom virá, pois Deus não falha e é fiel. (cf. Jó 7,1-4.6-7)

Na carta de Paulo ao Coríntios nos exorta que pregar o evangelho não é motivo de vanglória, mas obrigação. E assim ele nos diz: “Ai de mim se eu não pregar o evangelho!”. Se pregar o evangelho por iniciativa própria não merecia receber salário. Essa missão vem de Deus e o
batismo nos impulsiona para a missão de pregar o Evangelho de Cristo. Ele nos exorta dizendo: Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá.

Devemos proclamar o evangelho a todos para que muitos cheguem a Jesus por meio da nossa pregação. E para essa missão devemos a aculturar-se no meio do povo sem imposição mas juntos de igual a igual para que conhecendo Jesus se liberta do mal e do pecado. (cf. 1 Cor.
9,16-19.22-23)

O evangelista Marcos nos mostra Jesus indo a casa de Pedro e André juntamente com Tiago e João. Chegando lá, Ele fica sabendo que a sogra se encontra doente com febre. Então Jesus toma-a na sua mão e faz ela levantar e imediatamente ela se cura e começa a servi-lo.
 Mais tarde muitas pessoas foram até Jesus, estes eram doentes e possuidores de demônios também. Muitos foram curados. De madrugada Jesus vai para um lugar deserto para orar e os discípulos foram atrás dele, dizendo que havia pessoas procurando por Ele.
 Mas Jesus fala vamos para outros lugares pois Ele foi enviado para isso. (cf. 1,29-39)

Queridos irmãos e irmãs, isso nos faz pensar quando se conhece Jesus, cada um recebe a missão de fazer o bem e é possível fazer a cura não só do corpo mas do espírito também.

Que esta liturgia nos ajude a entender a nossa missão. Mesmo no sofrimento ou na dor somos chamados a ter esperança no Deus da vida que está sempre conosco. 
Que possamos ter um tempo e um lugar tranquilo para orar como sempre fez Jesus.


Tudo por Jesus, nada sem Maria.

Missionarium Evangelii Christi! 

Jose B. Schumann


Nenhum comentário: