ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 11 de fevereiro de 2024

O Milagre acontece para quem crer em Deus de verdade

  O Milagre acontece para quem crer em Deus de verdade




 

Queridos irmãos e irmãs estamos no 6º Domingo do Tempo Comum. Hoje celebramos o Dia Mundial da Saúde. Que Nossa Senhora no Título de Lourdes nos ajude a ter a cura da alma e do corpo, intercedendo por nós a Deus.

No livro dos Reis temos uma passagem em que Naamã chegou com seus cavalos e carros e parou à porta da Casa do profeta Eliseu. Esse jeito de chegar de modo oponente é para ter uma certa autoridade e prestígio diante da sua atenção para ser atendido de modo especial.

Isso é o que acontece muito hoje, pessoas ricas e poderosas acham que são mais importantes que outros milhares que clamam por uma assistência à saúde. O que o profeta faz, ele envia um mensageiro e manda dizer aquele homem vai lavar sete vezes no rio Jordão. 7, número que significa algo completo para realizar um milagre que crê na ordem dada.

Naamã se irrita com essa atitude do profeta, pois achava que ele iria de imediato ao encontro dele e que já oraria por Ele ao Senhor Deus. Ainda murmurou assim: “Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?" Deu meia volta e se irritou. Mas os seus servos o exorta dizendo: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: 'Lava-te e ficarás limpo'". Se for pensar isso é um algo simples e o rio Jordão era ali mesmo. Como Naamã queria curar se desse uma tarefa difícil para fazer, prevalente faria para ter a cura.

Hoje isso acontece, muitas pessoas acham que tem que fazer algo grandioso e difícil ou dispensar grandes quantias para ser curado. Então, Naamã desceu, gesto de humildade e mergulhou no rio Jordão por 7 vezes e foi curado. Tornou-se uma pessoa nova e sã com toda dignidade humana, rejuvenescido como uma pele de criança. Nossa Deus faz maravilhas basta nós sermos mais humildes e confiantes na escuta dele por nós. Deus não criou doença. Ele vem devido as nossas fragilidades humanas e pecados. (cf. 1 Rs 5, 9-14)

O Salmo 31 (32) nos diz algo para pensarmos, refletirmos e crer que Deus é a fonte da alegria e da saúde dizendo: Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado e em cuja alma não há falsidade! R: Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

A segunda carta de Paulo aos Coríntios nos fala algo simples do nosso agir de nossa vida no mundo. Tudo que fazemos durante a nossa existência devemos fazer para a glória de Deus, assim está escrito: “Irmãos, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”. Devemos repensar nas nossas atitudes para não escandalizar ninguém com a nossa má conduta. Devemos ser missionário de do Evangelho de Cristo, não para a nossa honra ou prestígio, mas para ganhar almas para Cristo. Ser imitadores dos santos e santos é sermos imitadores de Cristo que santifica tudo em todos. Hoje foi canonizada uma santa argentina que fez da sua vida como missionária leiga levando Jesus a todos, principalmente os mais necessitados do Evangelho de Cristo nas margens da sociedade. Realizou a Canonização de Maria Antónia de San José de Paz e Figueroa, mais conhecida como Mama Antula, na Basílica de São Pedro, na manhã deste domingo, 11 de fevereiro, Dia Mundial do Enfermo. Era o bálsamo da cura de Deus para os outros. Não podemos afastar dos outros por medo ou por preconceito. (cf. 2Cor 10, 31-11,1)

 Evangelista Marcos nos mostra que um leproso aproximou-se de Jesus e de joelho dizendo: Se queres, tens o poder de curar-me". Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!". Jesus não o rejeitou e contrariou a lei que não podia deixar e nem tocar o leproso. Eles tinham que se afastar de todos para proteger os outros. (cf. Mc 1, 40-45)

Hoje vimos isso na recente pandemia. Mas muitos médicos e enfermeiros, funcionários, ajudaram muito, doando-se plenamente aos doentes da COVID 19.

Jesus cura e pede para que ele mostre as autoridades para atestar a sua cura e que ela possa novamente integrar-se à sociedade. É o famoso cartão de vacinas que nós devíamos portar para sair e viajar. Jesus não quis holofotes nesta cura e se retirou ao deserto. É uma forma de mostrar que longe se pode acolher os desvalidos e pobres da nossa sociedade capitalista e excludente. Jesus é o grande profeta de Deus, pois Ele é o próprio filho de Deus vivo entre nós (cf. Lc 7,16)

Deus nunca se afasta de nós, Ele está sempre esperando que aproximemos Dele; e que esta liturgia nos ajude a sermos missionário da esperança e conforto para muitos que estão desesperado com a doença no corpo e na alma e também da mácula da exclusão da pobreza, da fome, do desemprego e da exploração de toda ordem.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

https://youtu.be/x_jc-NHg5dw

Tudo por Jesus, nada sem Maria! Servus Christi semper.

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: