ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 24 de fevereiro de 2024

Estar em um lugar bom é excelente, mas no mundo temos que agir fazendo o bem

 Estar em um lugar bom é excelente, mas no mundo temos que agir e fazendo  fazendo o bem

 


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 2º Domingo da quaresma. Não há religião das facilidades e propinas para Deus, mas não tem caminho fácil e nem risco para seguir a Deus da vida. Deus nos quer fiel, algumas vezes nos coloca em prova a nossa fé. Devemos seguir Deus porque somente Ele nos dá a certeza da eternidade através de Jesus.

No livro do Gênesis vemos uma passagem onde Deus põe Abraão em prova. Deus já tinha atendido a ele, dando um filho legítimo que não tinha. Aí vem uma pergunta: será que isso é suficiente para que possamos estar com Deus ou esquecer através daquela realidade humana nova esplêndida para Sara e ele? Assim Deus pede que dê o seu filho único a um holocausto. Momento difícil para ele, mas Abraão obedece. Então ele leva o filho como um cordeiro. No monte Moriá ele fez um altar, colocou lenha e seu filho amarrado para ser sacrificado para Deus. Ele estava lá pronto para atender Deus, mas o anjo do senhor apareceu e disse Abraão não faça isso, pois Deus viu que a sua fé é em Deus e não porque ele deu coisas para você. Abraão viu um carneiro e este cordeiro foi imolado para Deus.

Devido a obediência o anjo falou a Abraão: "Juro por mim mesmo - oráculo do Senhor -, uma vez que agiste desse modo e não me recusaste teu filho único, eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistaram as cidades dos inimigos. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste". (cf. Gn 22, 1-2.9-13.15-18)

A fé é algo extraordinário, ela deve ser levada em conta em todas as situações da nossa existência humana, assim como diz o primeiro refrão do Salmo 115(116): - Guardei a minha fé, mesmo dizendo: "É demais o sofrimento em minha vida!" É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos. R: Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

Temos que ter essa certeza, Deus está sempre conosco. Se Deus foi capaz de entregar seu único filho para nos salvar, então Ele nos ajuda e nos fortalece o tempo todo. Temos que ser fiel a Ele sempre. Temos Jesus como nosso intercessor por excelência junto a Deus. (cf. Rm 8, 31-34)

Jesus leva dois discípulos junto a Ele ao Monte Tabor, lá Jesus se transfigura e conversa com Elias e Moisés) é algo maravilhoso. A lei e os profetas se encontram com Jesus, o realizador da nova aliança. Eles despertam e vira essa maravilha que Jesus é antes da paixão, onde Jesus iria sofrer e desfigurar-se com aparência horrível.  Mas quando termina aquela transfiguração de Jesus, a realidade volta e pede para os discípulos desceram para continuar a caminhada rumo a Jerusalém onde iria acontecer o maior tribunal injusto para matar Jesus.

No início os apóstolos queriam ficar lá. Isso acontece hoje, achamos que as coisas boas nunca termina e queremos ficar nesta situação cômoda. (cf. Mc 9,2-10)

Que esta liturgia nos ajude a entender que a Lei do antigo testamento e as profecias se cruzam no caminho de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida na prática nova da lei do amor.

Sejamos sinceros numa religião que não discrimina e nem deixa os pobres marginalizados.

Sejamos missionários do evangelho de Cristo com atitudes de construir já uma sociedade de irmãos e irmãs  na partilha e solidariedade para com todos. Com união de todos vamos construir um reino de justiça de Deus. Cada um fazendo bem a sua parte e vivendo de acordo com a fé.

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!!

Servus Christi semper!

Jose B. Schumann

Nenhum comentário: