ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 3 de abril de 2024

A Comunidade é o lugar do testemunho cristão

  A Comunidade é o lugar do testemunho cristão




 Queridos irmãos e irmãs, estamos no domingo da misericórdia e ela abraça a todos. Pela ressurreição de Cristo, eterna Páscoa, somos agraciados com o novo ânimo e alegria para estar na comunidade nova onde o Ressuscitado está no meio de nós pela sua Palavra e pela Eucaristia. Essa comunidade é a Igreja que é formada pela pedra angular que é Cristo que a sustenta e nós cristão que querem viver bem o batismo.

As comunidades devem espelhar a coerência de vida dos membros com a mensagem salvífica de Cristo. Jesus não é um personagem da história e nem uma ideologia que passa, mas Ele é o caminho, verdade e vida que devemos crer e ter adesão na fé no Ressuscitado para a jornada na terra rumo ao céu.

Como deve ser a comunidade que Cristo quer e que façamos parte? Não é uma comunidade social de encontro de final de semanas e nem uma comunidade sem compromisso em Cristo em cada irmão que faz parte dela. Não se pode viver o cristianismo sem partilha, sem amor, sem perdão e sem ajuda mútua. Temos que ser: "num só coração e numa só alma".

Ser de Cristo é estar unido e usar a camisa da missão intra e extra Igreja, Ser Igreja de saída. O nosso testemunho cristão faz com que outros queiram entrar na comunidade cristã. Hoje infelizmente existe uma comunidade que vive uma aparência sem compromisso e ostenta a sua participação como algo de nobreza e deixa muitos excluídos. Estamos vendo estatística que muitos abandonaram a Igreja. Por que será disso? É hora de pensar e refletir sobre as nossas responsabilidades. Devemos evangelizar com a nossa vida. (cf. At 4, 32-35)

A páscoa é a vivência de nossa fé no Ressuscitado e ela é fruto do nosso amor a Deus e aos irmãos. O guia seguro de estarmos firmes com Cristo é viver e seguir os mandamentos de Deus que se resume em dois: amar a Deus sobre todas as coisas e aos irmãos e irmãs como nós mesmos.

Como há muito ódio e falta de perdão entre nós. Devemos renovar o nosso coração para ser preenchido da graça de Cristo que nos faz novas criaturas com a veste da justiça, da compaixão e do amor a todos. (cf. 1Jo 5, 1-6)

Jesus se apresenta aos discípulos após a sua ressurreição, depois que apareceu a Maria porque ela muito o amou. Jesus aparece no meio dos discípulos e  a sua presença dá a paz que ele dá. Os apóstolos encheram de alegria. Jesus está ressuscitado, não morre mais. Tomé não está na primeira aparição de Jesus no lugar que estavam os discípulos fechados. Ele não acredita nos discípulos que Jesus está vivo. Então Jesus aparece pela segunda vez, Tomé estava presente tocou nas suas chagas e acredito que Jesus é o Senhor meu Deus. (Cf. Jo 20,19-31)

A igreja hoje deve ser a porta voz alegre do ressuscitado entre nós. Ter ânimo e passar com a vida na alegria, apesar das maldades das ideologias não cristãs e das corrente filosóficas, religiosas e políticas que querem anular esse feito grande ato de amor e doação de um Deus que que quer está Conosco sempre. A humanidade está marcada com Cristo, isto antes de Cristo e depois de Cristo.

Estamos livres do mal e do medo, não precisamos ficar numa Igreja trancada e insegura porque somos a família de Cristo vivo no meio de nós na comunidade que quer viver conforme Jesus nos ensinou a viver. A verdade de Deus nos liberta amém.

Que esta liturgia nos enche de amor e de misericórdia pelos doentes, pelos pobres e de todos que sofrem na marginalização desta sociedade contemporânea, deixando muitos longe do banquete da Vida de Cristo, nossa Páscoa, até um dia no céu.

Servus Christi semper. Tudo Por Jesus , nada sem Maria!
Communitas Est ubi Christus est.
Jose B. Schumann
 

Um comentário:

João Renato Diniz Pinto disse...

Parabéns, José Benedito!!! Muitas felicidades neste 03 de abril de 2024 e sempre!!!