ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Não podemos seguir outro senão Jesus: "Senhor, a quem iremos?"

Não podemos seguir outro senão Jesus: "Senhor, a quem iremos?"


Queridos irmãos e irmãs, na nossa vida devemos fazer escolhas e esta deve ser acertada. No mundo há muitas ilusões, falsidades, desrespeito pelo outro e ainda pior pela dignidade da pessoa humana. Há muitas competições desleais e não há respeito pelo outro. A meritocracia em um país desigual é uma grande tristeza e vergonhoso. A maioria não tem escola boa, não tem moradia digna, não tem alimentação. Enquanto uns tem muito e se esbanjam, outros passam fome e miséria.

Temos que saber e ter a consciência de fazer a escolha. Ter a liberdade de escolha. Deus é senhor que quer que o homem seja livre na escolha dele como marco de virada de vida em abundância.

Não adianta saber que Deus é, mas devemos fazer uma escolha para Ele como aconteceu no deserto na caminhada até a terra prometida. Tomar posse da terra, mas fazendo a escolha certa. Assim está escrito: "ESCOLHEI a quem quereis servir: os deuses do lugar, ou o Deus que nos libertou do Egito e fez uma Aliança conosco? Eu, porém, e a minha família vamos servir ao Senhor". Isso é uma decisão consciente de Josué e sua família, e é nesta certeza de decisão firme  que devemos fazer o mesmo.

 Escolher Deus como meta e caminhar com Ele aqui na terra rumo a eternidade. Não devemos procura a religião fácil dos cananeus, mas renovar a aliança de fidelidade com Deus libertador. (cf. Js 24,1-2.15-18)

Na carta de Paulo aos efésios nos fala desta lida comparação que a Igreja com Cristo forma um lindo corpo, assim como marido e esposa. O casal é comprometido no amor assim Cristo é com a Igreja, não é um corpo desligado da cabeça que é Cristo, mas membros unidos a ordem da cabeça. (cf. Ef 5,21-32)

O Evangelista nos fala da escolha dos apóstolos inclusive Pedro diante do final do discurso de Jesus o Pão da vida que é Jesus. Seguir Jesus ou abandoná-Lo. O povo ficou entusiasmado com o milagre da multiplicação do Povo, então queria fazê-lo Rei. O pão material agora será o próprio Jesus, isso escandalizava o povo.  Não aceita e e eles abandonam Jesus. Jesus não volta atrás, mas exige fé Nele. Diante disso Jesus fala: "Vocês também querem ir embora?". Então Pedro diz: "A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna." È uma bela atitude e de cunho forte e devido a isso os outros acompanham Pedro e não afastam de Jesus. (cf. Jo 6,60-69)

Assim devemos fazer e não procurar uma religião fácil e que nos dá tudo, mas devemos ter fé em Jesus. Ele nunca ficou em templos, mas estava onde o povo pobre estava. Infelizmente hoje há muitos templos bonitos, mas o povo pobre é excluído devido a miséria e a condição de periferia, mas Jesus está Neles queira ou não queira.

Que esta liturgia nos ajude a ter fé em Jesus porque Ele é o caminho, verdade e vida. E ainda nos ajuda a trilhar o caminho da busca da vida eterna.

 Missionarius de Christi semper.

 Jose B. Schumann

Nenhum comentário: