ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 1 de setembro de 2024

A Lei de Deus, o seu seguimento nos leva a Deus

  A Lei de Deus, o seu seguimento nos leva a Deus



Prezados irmãos e irmãs, estamos celebrando o 22º Domingo do tempo comum. Este mês é dedicado à Bíblia. Um livro importante para termos no nosso coração. E a lei é uma ajuda para que tenhamos vida plena.

No livro do Deuteronômio, Moisés deixa o testamento espiritual para o Povo novo de Deus, uma Lei de Deus para todos. A observância da lei que só o Povo de Deus e era desconhecido dos outros povos. Ela ajuda a viver a aliança com Deus. Se soubermos observar e isso vai ajudar muito a sermos fiel a Deus que é um Libertador.

Deus sempre foi e é fiel e agiu para salvar o povo. Os mandamentos são uma forma de nós sermos próximo de Deus na sua obediência. Os dez mandamentos são suficientes, mas com o tempo tinha mais de 600 itens a serem observados. Isso é um fardo. (cf Dt 4,1-2.6-8)

São Tiago pede para nós não ser apenas leitores e escultores da Palavra mas cumpridores dela. Ser fiel não é apenas viver piedosamente e cumpridores de ritos, mas ser um porta voz dela na ação da vida. Devemos cuidar dos que mais precisam. Essa é a verdadeira religião. Muitos estão passando falta de moradia, aclimatação e educação com saneamento básico digno. (cf. Tg 1,17-18.21-22.27)

O Evangelista Marcos nos mostra Jesus criticando os judeus fariseus dizendo: "Hipócritas... Abandonais o Mandamento de Deus, apegando-vos à tradição dos homens". Eles tramavam contra Jesus, mas eram profundamente cumpridores da lei. Os apóstolos de Jesus não faziam o rito antes de comer e por isso criticavam-os.

As práticas externas e internas não são suficientes para dizer que a pessoa é boa, mas deve brotar da boa intenção do coração.

Na comunidade cristã deve ter a compaixão, a partilha, o amor, a ajuda mútua e a fraternidade. E a Lei é um meio, mas não o fim último para chegar ao céu. A caridade nos faz próximo de Deus. (cf. Mc 7,1-8.14-15.21-23)

Como devemos agir? E a nossa fé é medida como?

Que esta lei de Deus esteja na nossa frente e gravada no coração e que sejamos nova criatura que é amada por Deus.

Que esta liturgia nos ajude a valorizar a lei de Deus, amar a Igreja e ter a Bíblia sempre ao nosso lado, lendo, refletindo e colocando em prática as suas mensagens que são de vida em abundância.

Jose B. Schumann missionarius Christi semper.

Nenhum comentário: