ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 15 de setembro de 2024

Você tem a sua Cruz, carregue com amor

  Você tem a sua Cruz, carregue com amor



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando neste domingo o 24º Domingo do Tempo Comum. Vamos entender melhor sobre a cruz. A Bíblia é o livro da vida. Devemos ler e entender melhor o que a Palavra de Deus nos quer dizer. Infelizmente muitos pregadores fazem uma releitura equivocada, misturando a Palavra de Deus com as ideologias plurais deste mundo.

Deus é libertador e nunca será manipulador e nem colocará em nós medo, pois Ele quer que nós sigamos por amor que Ele já demonstrou na História da Salvação da humanidade.

A liturgia nos coloca na escolha que Cristo fez. E ainda Ele aponta para nós o caminho ideal do caminho. Não é o caminho das flores e nem das facilidades.

No livro do Isaías nos fala do Servo de Javé, mas o povo de Israel acredita que o Messias viria vitorioso e cheio de poder. Um Homem que resolveria todos os seus problemas. Infelizmente até hoje queremos representantes poderosos que possam dar tudo para a nossa vida e nem se importando em fazer algo bom e também contribuir para que o bem comum seja de todos.

Mas o servo de Javé é um homem simples, um ser da paz que vai cumprir a missão de Deus Pai. Ele vive simples, faz o bem maior de dignificar a pessoa na sua capacidade de ser e por isso enfrenta a perseguição, a tortura e e a morte. Ele confia na justiça do Senhor, mesmo naquela situação horrível que passava, ele confia na vitória. (cf. Is 50,5-9)

No evangelho de Marcos nos mostra Jesus falando da sua Paixão. Os judeus e até os apóstolos tinham uma ideia que Jesus seria um triunfador com poder para tirá-los das mãos dos romanos.

Mas Jesus ensina qual o caminho que todos deveriam trilhar. Jesus é quem? Para o povo Jesus deveria ser um profeta enviado por Deus para libertá-Los das mãos dos tiranos romanos. Mas para o grupo dos apóstolos que tem o porta voz Pedro que diz que Jesus é o verdadeiro messias que vem pela parte de Deus libertar o homem das amarras do mal e do Pecado. (cf. Mc 8,27-35)

Jesus dá o rumo que todos devem seguir, pegar a sua Cruz e segui-Lo. Fazer renúncias das coisas que escravizam e nem deixam o homem ser livre. Os vícios e o pecado não podem fazer parte da vida da pessoa. Hoje constatamos uma alienação grande de muitas pessoas como a mídia, com o celular, vivendo o egoísmo, o individualismo, a insensibilidade e a opulência sem importar com o meio ambiente, com os pobres e com os sem vez e voz. Tratam eles como invisíveis.

Jesus não é revolucionário e nem um político populista, mas um Deus conosco que nos ajudam a sermos pessoas libertadas e ainda nos sermos pessoas que tem o poder também de melhorar a nossa vida com a sua graça libertadora.

Na carta de Tiago nos fala que para seguir Jesus é preciso com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço e de solidariedade. Será que estamos fazendo isso? Será que achamos de ir só à missa e estar com as autoridades deste mundo já é o suficiente para seguirmos Jesus? É bom pensar, pois o mundo está mau porque algumas pessoas se omitem na construção da justiça e do bem que Jesus mostrou e demonstrou com a sua vida. (cf Tg 2.14-18)

Que esta liturgia nos ajude a entender e pôr em prática o que Jesus mostrou com gestos concretos para que possamos tomar a nossa cruz com amor e fazer a diferença neste mundo. Ser um bálsamo que regenera todas as pessoas para Deus.

Jose B. Schumann Servus Christi Semper!

Nenhum comentário: