ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 18 de abril de 2008

"O Sonho de Rose" e de todos, e os 20 anos da Constituição que tem muito pouco de cidadã

Do Grupo de Comunicação Bandeirantes, o "Jornal da Band" vai ao ar de segunda a sábado, às 19h e 20min. A edição desta sexta-feira, 18 de abril de 2008, terminou com um editorial lido pelo jornalista Ricardo Boechat que praticamente tenta criminalizar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) por causa das recentes ocupações de propriedades ociosas (improdutivas) feitas pelo organismo social no Brasil inteiro.

Convém lembrar que o Grupo Bandeirantes possui um canal a cabo de televisão chamado "Terra Viva" - “o canal de quem planta e cria” -, e que divulga as “boas” ações do agronegócio brasileiro. Nada contra o agronegócio. Há bons e maus trabalhos nesta tentativa de mercantilizar a agricultura e a agropecuária, assim como o MST não é a erva daninha responsável por esta profunda e violenta crise institucional pela qual passa a sociedade brasileira.

O MST é um movimento social que representa os mais marginalizados deste país, apesar da mídia grande transmitir um pensamento estereotipado da organização. O movimento deseja conscientizar da função social que a questão da terra possui e fazer reforma agrária séria no país não é só questão urgente e necessária, mas questão de soberania nacional. Há um filme muito interessante sobre o MST. Intitulado “O Sonho de Rose", o documentário foi produzido pela jornalista e diretora Tetê Moraes em 1985 e trata muito bem o tema da propriedade rural no Brasil.

A cineasta contextualiza corretamente o momento histórico brasileiro. Saíamos da Ditadura Militar. Era o ano da transição democrática com a eleição de Tancredo Neves. A Constituição Federal era promulgada três anos depois. Mas, no próprio filme “O Sonho de Rose”, uma sem-terra critica a elaboração da carta magna brasileira, que em 05 de outubro deste ano completará 20 anos. A sem-terra comenta que a Constituição já viria pronta e acabada para a sociedade brasileira, sem a possibilidade de discuti-la com os trabalhadores e trabalhadoras.

Ou seja, caminha-se no Brasil para o fim das mobilizações sociais e dos grandes debates públicos. Torcemos e apoiemos para que este caminho seja sempre atrapalhado por militantes do MST com suas ocupações legítimas e por estudantes universitários com suas lutas contra aproveitadores do dinheiro público.

Abaixo, algumas sugestões de links para você aprofundar mais sobre o assunto e contrastar com as informações que você recebe diariamente da mídia grande.

> http://www.klepsidra.net/klepsidra17/rose.htm

> http://www.terra.com.br/cinema/noticias/2001/05/03/011.htm

> http://www.terra.com.br/cinema/noticias/2000/10/18/027.htm

> http://br.cinema.yahoo.com/dvd/filme/9705/terrapararose

> http://www.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1994&Itemid=116

> http://www.tvterraviva.com.br/

> http://www.cptnac.com.br/?system=news&action=read&id=1502&eid=170

> http://band.com.br/home.asp

Nenhum comentário: