ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

"Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel"

"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel", crê Simeão no Evangelho de hoje ao ver o bebê Emanuel nos braços da Sagrada Família de Nazaré. Este Evangelho pode ser relacionado também com o conflito entre israelenses e palestinos que, neste final de 2008, acentuou-se em mais gravidade. De acordo com Simeão, Jesus Cristo seria "luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel".

Cada palestino morto no conflito do Oriente Médio é um "Jesus Cristo" que é assassinado. Esse ensinamento também vale para cada judeu assassinado nessa guerra "santa". Pegue uma edição da Bíblia Sagrada e observe os mapas existentes dentro dela. Com simplicidade, olhe para cada um e veja que a disputa entre judeus e palestinos, desde o Antigo Testamento, é uma só: Jerusalém, cidade pertencente à Palestina.

Mas, como o conflito envolve interesses de uma Israel, apoiada fortemente por uma superpotência - os Estados Unidos -, e de um estado-nação que é pouco reconhecido como tal, fica cada vez mais difícil selar a paz entre estas duas nações do Oriente Médio. Que esta "luz" ilumine realmente "as nações" e glorifique "teu povo Israel". É a nossa esperança.

Nenhum comentário: