ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Democracia é o governo das minorias

ou... democracia é o desgoverno das minorias
ou... democracia e o desgoverno das minorias

Pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em linguagem popular, a entidade máxima do Poder Judiciário, que extinguiu no dia 17 de junho de 2009, por oito votos a um, a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, o conceito de democracia passar a ser muito simples. É o governo das minorias. Ninguém é trabalhador. É banqueiro falido, empresário e agricultor endividado, homossexual, sem-terra, sem-teto, negro, dentre várias outras denominações que se dão a trabalhadores.

Segundo publicação do jornal “Folha de São Paulo”, página A11, do dia 18 de junho, dia em que apresentei, há seis anos, ao lado de mais três colegas, a monografia para conclusão do curso de jornalismo, 79 mil e 923 é o número de jornalistas registrados e 8 mil e 486 é o total dos que não têm diploma - 450 é a quantidade de cursos de jornalismo, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As fontes desses dados são o Ministério do Trabalho e Emprego e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Se fôssemos realmente todos trabalhadores, lutaríamos pelos direitos e deveres de todos. Mas como cada vez mais lutamos pelos direitos de minorias cada vez menores, traímos aquele manifesto: trabalhadores, uni-vos!


João Renato Diniz Pinto - jornalista
voluntário da Pastoral da Comunicação
da Arquidiocese de Montes Claros

Nenhum comentário: