ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"Seguir o Senhor é aceitar com amor a cruz", diz o papa

por José Benedito Schumann Cunha
jbscteologo@gmail.com

Pelo Batismo, somos inseridos na família de Deus e tornamo-nos irmãos em Cristo. Esta graça foi dada para todos e para isso devemos aderir a Cristo por uma vida digna, onde possamos viver em conformidade com Ele. Na Igreja, recebemos os sacramentos e os ensinamentos que nos habilitam para a estatura de filhos amados de Deus. Ele nos quer unidos e em comunhão com Ele e com os irmãos de fé. Não podemos ficar omissos diante dos desafios deste mundo. Muitos estão se afastando de Cristo por causa dos maus exemplos e da omissão de alguns cristãos e religiosos que não vivem o que pregam e são insensíveis aos clamores dos doentes, pobres e desvalidos deste mundo. Muitos estão gritando por ajuda e não podemos ficar surdos aos seus apelos.

Bento XVI, durante a Oração Mariana do Ângelus, em Castel Gandolfo, Itália, meditou no domingo passado (28/08) sobre o trecho de Evangelho de São Mateus, no qual Jesus explica aos discípulos que deverá padecer em Jerusalém, morrer e ressuscitar ao terceiro dia (Mt 16, 21). Diante daquilo que foi dito por Jesus, os discípulos o contestam dizendo que não é possível que o Filho de Deus padeça sobre a cruz.

"Parece evidente a divergência entre o desígnio de amor do pai, que chega ao ponto de doar seu Filho Unigênito à cruz para salvar a humanidade, e as expectativas, os projetos e os desejos dos discípulos", disse o papa. Trazendo o Evangelho para os dias atuais, o santo padre afirmou que este contraste, que se funda na falta de aceitação do desígnio de Deus, também se repete hoje. "Quando a realização da própria vida se orienta somente ao sucesso social, ao bem estar físico e econômico, não se raciocina mais segundo Deus", afirmou o pontífice.

Bento XVI explicou ainda sobre este renunciar a si mesmo, que é a condição necessária para o seguimento a Jesus. De acordo com ele, o cristão segue verdadeiramente o Senhor, quando aceita com amor a própria cruz. Ao final da sua observação, o papa pediu a intercessão da Virgem Maria e de Santo Agostinho, do qual se faz memória nesse dia, para que cada cristão saiba seguir o Senhor no caminho da cruz.

“Que cada um de nós saiba seguir o Senhor no caminho da cruz e se deixe transformar pela graça divina, renovando o modo de pensar para poder discernir a vontade de Deus, aquilo que é bom, agradável e perfeito”, ressaltou Bento XVI.

Orientados pela Palavra de Deus e pela exortação do nosso papa, podemos seguir firmes na fé em Cristo. Assumiremos as cruzes da nossa vida na medida em que somos aderidos a Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida. Não podemos procurar as coisas fáceis e bem estar sem lembrar que tudo vem de Deus e que devemos ser verdadeiros seguidores Dele na vida, na Igreja e no mundo.

O amor de Deu por nós nos abarca de tal modo que nos fortalecemos com a sua graça e nada nos faz separar Dele. Ele é a nossa salvação e vida, pois, com Ele, temos vida em abundância juntamente com os nossos irmãos de caminhada.

Seguir Jesus é tomar a nossa cruz com Ele até a eternidade feliz.

Amém!


Bacharel em Teologia pela Pontificium Athenaeum S. Anselmi de Urbe (Roma/Itália) e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), José Benedito Schumann Cunha é engenheiro. Tem ainda formação em História e Pedagogia. Nasceu em 03 de abril de 1957, em Cristina, Minas Gerais. Atualmente mora em Itajubá (MG). Além de colaborar com o Blog da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese de Montes Claros, ajuda na Pascom da Paróquia São José Operário de Itajubá. Preside também Celebração da Palavra nesta Paróquia e em algumas paróquias vizinhas. Já esteve, por dois meses e meio, experimentando a vocação religiosa.

Texto pensado, produzido e escrito em 28 de agosto de 2011

SUGESTÃO DE PORTAIS, SITES E BLOGS
www.vatican.va
www.radiovaticana.org
www.zenit.org
www.cnbb.org.br
www.cnbbleste2.org.br
www.arquimoc.org.br
www.arquidiamantina.org.br
www.cancaonova.com
www.adital.com.br
www.peneireifuba.blogspot.com
www.sertaoigreja.blogspot.com
www.asuaimmagine.rai.it
www.modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br
www.norbal.org
www.assembleiabelem.br22.com
www.a12.com
www.pastoraldomenor.org
www.pastoraldomenornacional.org
www.pastoraldomenor.org.br
www.tardecommaria.com

Nenhum comentário: