ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 20 de outubro de 2013

Não devemos perder a fé em Deus

Não devemos perder a fé em Deus


Estamos celebrando nesse dia 20/10, o 29º Domingo do Tempo Comum. A Igreja nos pede, nesta liturgia, que devemos manter com Deus uma oração perseverante e confiante no seu poder que sempre está disposto a nos ajudar e socorrer em nossas dificuldades. O projeto de Deus se faz no tempo certo e desse modo compreendemos o silêncio de Deus e respeitamos os seus ritmos porque acreditamos no seu amor por nós. Deus sempre é fiel ao seu povo.
As leituras bíblicas desse domingo nos exortam pra persistimos na oração confiante a Deus sem desanimar.
No livro do Êxodo nós encontramos Moises em atitude de oração para que seu povo não perca a guerra com os amalecitas. O contexto era que o povo estava a caminho a terra prometida e havia os inimigos que eles deveriam enfrentar, então Josué organiza seus homens para lutar contra os inimigos, enquanto isso Moisés, no alto da Colina, de mãos erguidas em oração para que Deus esteja com seu povo. É uma atitude de oração, mas duas pessoas mantiveram os braços de Moises erguidos e assim a vitória veio para o seu Povo.
A vitória é mais de Deus que estava com eles do que nas forças dos combatentes. A nossa vida deve ser de confiança a Deus que tudo pode pra que possamos vencer as batalhas do dia a dia. Devemos estar em oração confiante sem nunca desanimar. (cf. Ex 17,9-13a)
São Paulo na sua segunda carta a Timóteo nos fala do poder da palavra de Deus, pois ela é arma mais útil para que fiquemos no caminho da salvação. Esta palavra deve ser o centro de nossa comunidade. Assim está escrito: "Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar,    para corrigir, para educar na justiça... Por ela, o homem de Deus    se torna perfeito, preparado para toda a boa obra".  
A Bíblia é o manual de nossa vida em Deus. Se quisermos ser Dele precisamos aprender a ouvir, a escutar e por em pratica o que Deus quer de nossa vida. Todos devem ouvi-La, mas é preciso que sejamos missionários da Palavra.(cf. 2Tm 3,14-4,2). A busca da leitura orante da Palavra de Deus nos ajuda a entrar em contato com Cristo e nos faz ter comunhão com Ele.
O evangelista Lucas nos mostra a parábola da viúva que não desiste de implorar ao juiz para que fizesse justiça a ela. De tanto implorar ao juiz, que um dia ele para ficar livre dela, então ele faz a tão desejada justiça ela. Jesus quis mostrar a seus discípulos que Deus nunca vai deixar de nos atender, mas é preciso que estejamos em atitude de oração confiante a Deus e não desanimar da demora de Deus, pois Ele sempre nos atende. Deus é justo e santo e sabe o melhor para dar para nós. A nossa atitude deve ser sempre em vigilância e em oração a Deus que tudo pode. (cf. Lc 18,1-8)


Que esta liturgia nos ajude a sermos pessoas de fé e que nunca afastemos do Deus da vida para ter uma vida de facilidade e longe Dele. Amém

bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: