ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Papa provoca clamor na praça São Pedro com suas perguntas durante Ângelus

Papa provoca clamor na praça São Pedro com suas perguntas durante Ângelus

"Queridos irmãos e irmas, a liturgia desse domingo nos faz pensar e refletir do nosso papel no mundo de Hoje. Nós sabemos que há muito problemas graves na nossa sociedade moderna, pois muitos passam fome, sofrem exclusão, desamparo, violência de toda ordem, mas se formos cristãos de verdade, as nossas boas obras aos que precisam serão propagadas como luz que ilumina a realidade de morte. Nós somos chamados a ser missionários de Cristo e devemos dar um sabor nos nossos trabalhos pastorais para que a realidade ruim seja transformada em bem e que possamos já ver o Reino de Deus acontecer no nosso meio. Devemos ser íntegros, condenar todo tipo e mal no nosso meio que é a corrupção, o roubo, o descompromisso, a indiferença, a falta de zelo e  de bom desempenho no nosso papel de cristão no mundo. Que as nossas boas obras sejam propagadas para que todos possam dar gloria a Deus." (Jose Benedito Schumann Cunha) Um sentido que se pode dar ao uso do sal e da luz como bem falou o nosso papa na sua alocução do Angelus a seguir:  Papa Francisco destaca que a própria lei judaica prescrevia para colocar um pouco de sal sobre cada oferta apresentada a Deus, como sinal de aliança. E a luz, para Israel, era o símbolo da revelação messiânica que triunfa sobre as trevas do paganismo."

seguem abaixo a noticia tirada do portal www.yahoo.com.br

Cidade do Vaticano, 9 fev (EFE).- O papa Francisco provocou neste domingo um clamor unânime dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para escutar o tradicional Ângelus de cada domingo, fazendo algumas perguntas que provocaram reflexão mais principalmente muitos aplausos por parte dos presentes.
"Quereis viver como uma lâmpada acesa ou apagada?", questionou o papa à metade de sua catequese. O pontífice disse não "escutar bem de cima" (em alusão à janela de onde preside a reza) e, por essa razão, decidiu voltar a perguntar ao finalizar sua alocução dominical até obter de volta um fervoroso "acesa" como resposta.
A pergunta surgiu por causa de seu sermão, no qual lembrou aos fiéis que os discípulos de Jesus eram pescadores, pessoas humildes.
"Todos nós somos discípulos missionários e estamos convocados a conformar um Evangelho vivente no mundo. Com uma vida santa, daremos sabor aos diversos ambientes e lhes defenderemos da corrupção e levaremos a luz de Cristo com um testemunho de caridade genuína", enfatizou.
"Por outro lado, se os cristãos perdem sabor e se apagam, sua presença perde eficácia. Será uma vida sem sentido", contrapôs.
O papa aproveitou para expressar o desejo de que os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, sejam "uma festa do esporte e da amizade". Depois, demonstrou preocupação com todas as pessoas que sofrem por causa dos desastres naturais.
"A natureza nos pede que sejamos solidários e cuidadosos com a salvaguarda da criação e a prevenir as consequências mais graves", advertiu.
Além disso, Francisco lembrou que na próxima terça-feira será realizada a Jornada Mundial do Doente, "uma ocasião propicia para colocar as pessoas doentes no centro da comunidade e para rezar por e com eles".
Nesse sentido, o líder religioso se dirigiu às famílias e pediu que elas não desanimem, mesmo sabendo que "cuidar de um doente pode ser um trabalho pesado". EFE

"Que a liturgia de hoje, possamos tirar um lição e ainda mais comprometer com a causa do reino de deus, que é justiça, amor-perdão e misericórdia, para com aqueles que estão a margem da vida, devido a ecasses ou não conhecer o bem, Muitos não sabem que com Deus, nós podemos encontrá-Lo na nossa vida simples e humildes, pois vivendo assim, os valores do evangelho de Cristo que vai  trazer a vida plena. Não precisamos de muitas coisas para viver, mas somente o necessário a nossa sobrevivência para estar sempre aberto a Deus, ganhando graça Dele pela sua presença em nós, na nossa família e em nossa comunidade." (Jose Benedito Schumann Cunha)

Nenhum comentário: