ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Papa indica características da identidade cristã

Papa indica características da identidade cristã Homilia de Francisco SEXTA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO DE 2014, 8H31

"Queridos irmãos e irmas, pelo Batismo tornamos discípulos de Cristo para anunciar a boa nova Dele a todos e ainda sermos testemunho do amor de Deus entre nós. É sempre Deus que nos anima e nos faz fortes na fé. Esta fé é a força motriz das nossas ações no mundo, mesmo com tantas dificuldades, nós temos a certeza da graça de Cristo que inunda o nosso ser. Ser cristão no mundo de hoje deve ser agente de transformação da realidade hostil para uma situação nova que leva vida para si e para todos. Não podemos ter a mentalidade do mundo onde permeia a maldade, a esperteza e a indiferença, mas ter a presença de Cristo que nos leva a ser dócil e obediente como ovelha que segue o pastor. 
Nós seguimos Cristo e Ele nos ensina a sermos discípulos alegres que tem a certeza da vida eterna que Jesus trouxe a todos que o segue.Assim, podemos caminhar na confiança que tem alguém que nos protege e nos dá força para vencer todas as adversidades e tentações do mundo, para podermos sempre agradecer, louvar e participar da gloria de Deus já na nossa terra em vista da eternidade com Ele para sempre." ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Segue abaixo alguns pontos da homilia do nosso Papa Francisco:
Santo Padre destacou que cristãos são discípulos que caminham sempre como cordeiros e com alegria

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa indica características da identidade cristã. O cristão não está nunca parado, caminha sempre além das dificuldades. É o que afirmou o Papa Francisco, na Missa desta sexta-feira, 14, na Casa Santa Marta. Na festa dos santos patronos da Europa, Cirilo e Metódio, o Santo Padre falou sobre a identidade do discípulo. Ele destacou ainda a necessidade de anunciar o Evangelho com alegria e alertou sobre a tentação de se fazer lobo entre os lobos.

Francisco utilizou as figuras de Cirilo e Metódio para falar da identidade do cristão, destacando que este é “enviado”. Deus, como explicou o Papa, envia os Seus discípulos, pede-lhes que sigam adiante, o que significa que o cristão é um discípulo do Senhor que segue sempre adiante.

“Não se pode pensar em um cristão parado. Um cristão que permanece parado está doente na sua identidade cristã. O cristão é discípulo para caminhar, para seguir. Uma primeira atitude da identidade cristã é caminhar e caminhar, mesmo se houver dificuldades, ir além das dificuldades”.

Um segundo aspecto da identidade do cristão é que ele deve permanecer sempre cordeiro. Segundo o Papa, o cristão é um cordeiro e deve conservar esta identidade, vencendo a tentação de tornar-se lobo. “Porque, às vezes, a tentação nos faz pensar: ‘Mas isso é difícil, estes lobos são espertos e eu serei mais espertos que eles, hein’. Cordeiro. Com a astúcia cristã , mas cordeiro sempre”.

Outra característica da identidade cristã citada pelo Pontífice é o “estilo do cristão”, que é a alegria. Francisco destacou que os cristãos são pessoas que exultam, porque conhecem o Senhor, e a alegria de Jesus está sempre presente, mesmo nas dificuldades da vida. Assim, o Papa disse que não fazem um favor nem a Deus nem à Igreja aqueles cristãos que vivem se lamentando de tudo, tristes, este não é o estilo do discípulo.

“O Senhor, pela intercessão destes dois irmãos santos, patronos da Europa, conceda-nos a graça de viver como cristãos que caminham como cordeiros e com alegria”.

Nenhum comentário: