ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Escutar a Palavra de Deus para resistir à tentação, diz Papa

Escutar a Palavra de Deus para resistir à tentação, diz Papa Em homilia TERÇA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2014, 7H28

Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a testemunha a nossa fé com a nossa vida em comunhão com Cristo. Na Igreja, somos chamados a participar ativamente, tanto na escuta da Palavra como vivenciar a partilha de nossa fé com os nossos irmãs e irmãs de caminhada. No dia a dia, temos muitas atribulações e tentações que são vencidas através da escuta atenta da Palavra de Deus proclamada na Igreja e na leitura individual dela. Temos que estar atento para que a tentação não nos aniquile e nem nos perturbe, para isso devemos estar em atitude de vigília e oração intima com Deus da vida. Não somos ilhas na Igreja, mas comunidade viva, que se reúne em assembleia orante e fiel a Deus.
O Papa Francisco, em sua homilia, fala das tentações que são infecções que matam a pessoa e a leva não escutar a Palavra de Deus que orienta e dá vida eterna. Segue alguns tópicos da fala do nosso Papa Francisco. ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Em homilia, nesta manhã, Francisco destacou que tentações são infecções que matam e só podem ser vencidas a partir da Palavra de Deus

Da Redação, com Rádio Vaticano

Escutar a Palavra de Deus para resistir à tentação, diz Papa. A Palavra de Jesus é o que nos faz sair da tentação, destacou Francisco

Resistir à sedução das tentações é possível somente quando se escuta a Palavra de Jesus. Esta foi a reflexão do Papa Francisco na homilia realizada, nesta terça-feira, 18, na Casa Santa Marta. Apesar das fraquezas humanas, o Santo Padre lembrou que Cristo sempre dá confiança ao homem e abre para ele um horizonte mais amplo que os limites dele.

Francisco destacou que a tentação se manifesta como uma atração inofensiva, mas acaba por se transformar em uma gaiola. Ele reafirmou o que diz São Tiago na primeira leitura do dia: a verdade é que Deus nunca tenta o homem, cada um é tentado por suas próprias paixões, por suas fraquezas internas.


São três as características da tentação, segundo o Pontífice: a tentação cresce, contamina e se justifica. No ato de crescer e contagiar, ela fecha o homem em um ambiente de onde ele não pode sair com facilidade. Ao cair em tentação, o homem não escuta a Palavra de Deus.

“A tentação nos fecha, tira a nossa capacidade de previsão, fecha todo o horizonte e, assim, leva-nos ao pecado. Quando somos tentados, somente a Palavra de Deus nos salva. Ele sempre está disposto a nos ensinar como sair da tentação. E Jesus é grande não só porque nos faz sair da tentação, mas porque nos dá confiança”.


Essa confiança, segundo afirmou o Papa, é uma grande força quando somos tentados, é uma certeza de que Deus sempre espera pelo homem, abre-lhe horizontes. Em vez disso, acrescentou Francisco, o diabo fecha horizontes. Para não se deixar aprisionar é preciso, segundo o Papa, escutar a Palavra de Jesus. “Essa Palavra nos salvará de cair em pecado no momento da tentação”.

Nenhum comentário: