ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 24 de junho de 2014

Papa destaca vocações de João Batista, modelo para o cristão

Papa destaca vocações de João Batista, modelo para o cristão

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando a Solenidade da Natividade de João Batista, primo de Jesus que teve a missão de Deus anunciar e prepara a chegada de Cristo no projeto de Salvação de Deus. Ele é o profeta que fecha o antigo e dá o inicio do novo testamento, pois agora a lei é converter, aceitar a misericórdia de Deus e ser portador de uma boa noticia. Deus salva e manda pessoas a anunciar esse acontecimento para que volte para o Deus da vida. O exemplo de João Batista nos faz pensar nas nossas ações pastorais para que não pensemos que somos importantes e nem que a obra que fazemos é nossa, pois que age é Deus e a sua graça nos impulsiona para ser missionário da sua palavra em gestos, atitudes e coerência de vida. Quem quer ser de Deus deve assumir o seu pale sem arrogância e procurar ser humilde servidor que leva Jesus a todos. Desse modo, o mundo se transforma porque nós nos transformamos na graça de Cristo que é transmitida pela Igreja. Viva São João Batista.(Jose Benedito Schumann Cunha)


Santo Padre disse que o cristão deve saber preparar o caminho para o Senhor, discernir quem é Ele e diminuir-se para que Ele cresça

Da Redação, com Rádio Vaticano



Papa Francisco reflete sobre as vocações de São João Batista, cuja solenidade do nascimento é celebrada hoje pela Igreja / 

Um cristão não anuncia a si mesmo, mas o Senhor. Este foi o ensinamento do Papa Francisco, na Missa celebrada nesta terça-feira, 24, na Casa Santa Marta, dia em que a Igreja celebra a solenidade do nascimento de São João Batista. O Santo Padre se concentrou nas três vocações do maior entre os profetas: preparar, discernir e diminuir.

Preparar a vinda do Senhor, discernir quem é Ele e diminuir-se para que Ele cresça. Essas foram as três atitudes que Francisco indicou em relação a João Batista, modelo sempre atual para os cristãos. O Papa ressaltou que João preparava o caminho para Jesus sem tomar nada para si; suas palavras chegavam ao coração. “Talvez, tenha tido a tentação de acreditar que fosse importante, mas não caiu nessa tentação”.

A segunda vocação do profeta foi distinguir, entre tantas pessoas boas, quem era o Senhor. O Espírito Santo lhe fez essa revelação e ele teve a coragem de anunciar: ‘Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo’.

A terceira vocação de João Batista de que o Papa falou foi a de diminuir. A vida do profeta reduziu-se, diminui-se para que o Senhor crescesse. Essa foi, segundo o Pontífice, a etapa mais difícil de João, porque o Senhor tinha um estilo que ele não tinha imaginado. Tanto que, no cárcere, ele sofreu a escuridão da cela e do coração.

“A humilhação de João é dupla: a humilhação da sua morte, como preço de um capricho, mas também humilhação da escuridão da alma. João, que soube esperar Jesus, que soube discerni-Lo, agora O vê distante. Aquela promessa se afastou. E termina sozinho, na escuridão, na humilhação. Termina sozinho, porque se aniquilou para que o Senhor crescesse.”

Francisco acrescentou que, mesmo vendo sua humilhação, João Batista estava com o coração em paz. Ele concluiu dizendo que essas são também as três vocações de um homem, de um cristão.

“Um cristão não anuncia a si mesmo, anuncia outro, prepara o caminho para outro: o Senhor. Um cristão deve saber discernir, deve conhecer como discernir a verdade daquilo que parece verdade e não é: homem de discernimento. E um cristão deve ser homem que saiba se diminuir para que o Senhor cresça no coração e na alma dos outros”.

Nenhum comentário: