ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Papa enfatiza testemunho dos mártires e cristãos perseguidos

Papa enfatiza testemunho dos mártires e cristãos perseguidos


Queridos irmãos e irmãs, a Igreja de Cristo é ornada pelos santos, santas, mártires e grandes testemunhos de vidas que se consomem a favor do evangelho de Cristo, difundindo a mensagem salvadora Dele com convicção e caridade a mundo de hoje. Cada semente de cristãos que sucumbem na terra são verdadeiras arvores robustecidas na fé que tudo dá sentido a vida de cada pessoa que querem seguir Jesus com autenticidade e amor a Deus. A Igreja não á abrigo de acomodados e nem de pessoas que querem somente usufruir de benefícios para si, mas é ser a Igreja do serviço aos necessitados, é ser a Igreja do pão partilhado no suor do trabalho de justiça, misericórdia, de perdão, de amor e solidariedade na construção do Reino de Deus já no nosso meio. A Historia da nossa Igreja Católica é rica em pessoas que souberam seguir Jesus, muitas vezes dando a vida para que outros tenham vida. Nós não somos Igreja da facilidade e de individualismo, mas uma Igreja que se faz presente na coerência de vida comunitária, onde todos tem vez e voz. E tudo se faz na humildade e serviço sem buscar privilégios e regalias. É a Igreja do seguimento de Cristo com a sua cruz, mas segue na esperança da ressurreição trazida por Cristo a todos que o aderirem de coração e alma. ( Jose Benedito Schumann Cunha)

Francisco destacou que o testemunho e o sangue dos mártires também fazem crescer a Igreja

Da Redação, com Rádio Vaticano


Papa destaca que o testemunho dos mártires faz a Igreja crescer Rádio Vaticano

Há mais cristãos perseguidos hoje que nos primeiros séculos, disse o Papa Francisco na Missa celebrada, nesta segunda-feira, 30, dia em que se faz memória dos santos protomártires da Igreja romana. Francisco destacou o testemunho dados pelos mártires e recordou tantos cristãos perseguidos pelo mundo.

A oração, no início da Missa, recorda que Deus fecundou com o sangue dos mártires os primeiros brotos da Igreja de Roma. Na homilia, o Papa falou do crescimento de uma planta, em que a semente cresce e germina. Essa semente é a Palavra de Deus que cresce e se torna Reino do Senhor, torna-se Igreja graças à força do Espírito Santo e ao testemunho dos cristãos.

“Sabemos que não há crescimento sem o Espírito Santo. É Ele quem faz a Igreja crescer, é Ele quem convoca a comunidade. Mas também é necessário o testemunho dos cristãos. E quando o testemunho chega ao fim, quando as circunstâncias históricas pedem um testemunho forte, ali estão os mártires, os maiores testemunhos. E a Igreja é regada pelo sangue deles”.

Segundo Francisco, esta é a beleza do martírio. Começa com o testemunho, dia após dia, e pode terminar como Jesus, o primeiro mártir, o primeiro testemunho, o testemunho fiel. E para que este seja verdadeiro, ressaltou o Papa, deve ser incondicional e decidido.

O Santo Padre pensou também nos mártires de hoje, tantas pessoas que dão a vida pela fé, cristãos que são perseguidos. Ele mencionou como exemplo a situação no Oriente Médio, onde cristãos devem fugir das perseguições ou acabam sendo mortos por seus perseguidores.

“Hoje, há mais testemunhos, mais mártires na Igreja que nos primeiros séculos. Nesta Missa, fazendo memória aos nossos gloriosos antepassados, aqui em Roma, pensemos também nos nossos irmãos que vivem perseguidos, que sofrem e que com o seu sangue fazem crescer a semente de tantas igrejas pequenas que nascem. Rezemos por eles e também por nós”.

Nenhum comentário: