ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 30 de maio de 2015

A Trindade, a Comunidade perfeita de Amor



A Trindade, a Comunidade perfeita de Amor


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a Solenidade da Santíssima Trindade. Esta festa nos permite vivenciar a intimidade de Deus. Para isso precisamos refletir sobre esse Mistério que se revela a nós como Pai, Filho e Espirito Santo. É uma Comunidade perfeita de Amor

Revendo a história da nossa salvação, vemos o Deus da Aliança. Sabemos que Deus criou tudo e dirige o universo com sabedoria inigualável.  Moisés, já no final de sua vida, resume a Aliança de Deus e suas exigências para o Povo e serve para nós que participamos da Igreja. Somos convidados, como o povo de Israel, de contemplar a historia e ação libertadora de Deus no episodio do Êxodo e de nossa vida. Moisés nos orienta como reconhecer o rosto de Deus. Como que ele Faz isso:

Reconhecemos assim: Deus se revela na comunhão e numa relação familiar com seu povo. É um Deus que vai ao encontro das pessoas e sempre é solidário aos problemas vividos por elas. É um Deus fiel apesar da infidelidade do Povo, mas mesmo assim está sempre próximo. Deus dá mandamentos a eles e a nós também e estes são para ser seguidos porque vem de um Deus que ama muito a todos, pois Ele quer a nossa felicidade e nossa plena realização como pessoa amada por Ele.

No antigo Testamento não tinha pleno conhecimento da Trindade de Deus, mas surgia o entendimento da unicidade e a espiritualidade de Deus com os atributos da onipotência e misericórdia. (cf. Dt 4, 32-34.39-40)

Na carta de São Paulo aos romanos nos mostra Deus próximo de nós e é um Pai que sempre está ao nosso lado. A sua bondade nos fez de filhos adotivos e por isso podemos chamá-Lo de “Abba”, que significa Pai. Assim podemos contar com Ele em todos os momentos de nossa vida. Cabe a nós estar em comunhão com Ele sempre. (cf. Rm 8,14-17)

A missão de Jesus é continuada na missão dos discípulos Dele e de todos nós que somos batizados. Aquele envio de continuar a pregar o seu Evangelho e os que creem seja batizado na Trindade, isto é, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

Assim, o batismo cristão nos insere na comunidade Igreja e nos faz participantes da comunhão trinitária. Isso nos impulsiona para a missão e não podemos jamais ficar parados em nosso mundo particular. Hoje a Igreja ensina através da catequese e nos dá o batismo aos que querem seguir Jesus de perto em comunidade viva de irmãos comprometidos com a causa do Reino de Deus. Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a contemplar sempre esse Mistério de Deus em três pessoas, mas em só Deus. (cf. Mt 28,16-20)

Que esta liturgia nos ajude a mergulhar no amor trino de Deus e vivenciá-lo no nosso dia a dia em uma vida cristã autêntica.
Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 31-05-2015

Nenhum comentário: