ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 2 de maio de 2015

Quem está com Jesus, produz muitos frutos de vida!

Quem está com Jesus, produz muitos frutos de vida!

A White Grape Bunch ready for harvest


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando o 5º Domingo da Pascoa, que nos faz entrar em comunhão com Cristo vivo e ressuscitado. Hoje Jesus pede para que permaneçamos com Ele para que possamos produzir muitos frutos de vida para todos. É Jesus que nos dá a salvação que dura para sempre. Para isto é preciso que sejamos fiéis a Ele, cumpramos os seus mandamentos e desse modo tudo que pedirmos a Ele será nos concedido. 

Permanecer significa estar com Ele sempre e ainda ser testemunha Dele em todas as situações de nossa vida. A coragem e a valentia são concretizadas na nossa intimidade com Ele através da sua Palavra e da sua eucaristia que nos alimenta e salva. Não se pode pensar em uma religião descomprometida e acomodada, mas uma religião que leva vida em abundancia aos que mais sofrem em nosso mundo em que vivemos. 

Deus é para nós a fonte que gera vida e devemos ter Nele uma comunhão reciproca onde há comunicação em dialogo frutuoso que traz a verdadeira paz e liberdade. Jesus nos resgatou e quer que todos possam chegar ao céu onde Ele nos espera de braços abertos, mas para isso é preciso ser autênticos cristãos sem menosprezar a sua verdade libertadora.

Jesus se compara ao tronco que fornece a seiva da vida e nós somos os seus galhos onde estiver ligado tem vida e pode produzir frutos de vida. O que podemos fazer para ter vida? É estar sempre ligado a Ele em uma vida de comunidade que traz a multiplicação de dons e serviços. Assim Jesus nos fala: “Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que Ele nos deu”. Desse modo seremos verdadeiros discípulos de Cristo que faz acontecer o Evangelho vivo em nossas ações no mundo.

A nossa responsabilidade é de implantar o Reino de Deus já para que possamos desejar o céu aqui na terra. Assim, devemos praticar a justiça de Deus, o amor que constrói pontes de vida entre os irmãos no mundo. O mundo conhecerá Cristo se dispormos ser autênticos em nossas atitudes na família, na comunidade e no mundo. 

Paulo após três anos da sua conversão vai a Pedro, em Jerusalém, e assim se integra a comunidade. Lá ele narra como que foi a sua experiência com o ressuscitado. Embora ele antes tinha perseguido a Igreja, mas agora se integra e torna um grande evangelizador. Mesmo com ar de desconfiança e de medos das pessoas da comunidade, ele não se irrita e nem afasta dela. Assim devemos ser, e em todos os momentos devemos estar ligado a Igreja.. (cf At 9,26-31)

Irmãos e irmãs, é na comunidade que devemos exercer a caridade em gestos e vida para dar testemunha da nossa fé em Cristo. Não há religião de aparências e sem compromisso, mas de vivencia dinâmica da fé Nele em uma vida comunitária dinâmica.. (cf. 1Jo, 3,18-24)

Assim, devemos caminhar unidos a Cristo para que circule em nós a seiva da sua vida que gera o amor, o perdão, a partilha, a misericórdia e paz. Desse modo Jesus é a verdadeira  videira e nós os seus ramos. A ceia pascal é perpetuada na eucaristia que se perpetua o testamento. Portanto sejamos portadores de vida e justiça para todos. (cf. Jo 15,1-8)

Tudo por Jesus, nada sem Maria!!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: