ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 26 de abril de 2015

Começou a ostensão do Santo Sudário em Turim

Começou a ostensão do Santo Sudário em Turim

Em junho, o papa irá venerá-lo e prestar homenagem a São João Bosco

Por Redacao

ROMA, 21 de Abril de 2015 (Zenit.org) - A ostensão do Santo Sudário começou neste domingo na cidade italiana de Turim. Também chamado de Síndone, o sudário é o pano em Jesus teria sido envolto antes de ser colocado no sepulcro.

Para os crentes, é um símbolo da ressurreição de Cristo; para os não crentes, um mistério que a ciência não consegue explicar.

O arcebispo de Turim, dom Cesare Nosiglia, presidiu a missa com que foi aberta a exposição da Síndone aos fiéis. A ostensão irá até o dia 24 de junho.

“O Santo Sudário, que guarda os sinais do sofrimento de Cristo, é também o anúncio da Ressurreição e, portanto, da esperança que nos diz que o bem vence o mal”, declarou o arcebispo. Jesus nos ensinou, prosseguiu dom Nosiglia, uma resposta diferente ao mal: não retribuir com outros males.

Nosiglia também recordou o drama dos prófugos cristãos lançados ao mar e o da imigração: é necessário “incentivar o diálogo inter-religioso, porque os extremistas sempre existiram em todas as religiões, etnias e Estados que querem impor a sua vontade”.

O papa Francisco viajará a Turim nos dias 21 e 22 de junho para venerar a Síndone e prestar tributo a São João Bosco no segundo centenário do seu nascimento.

Durante a visita à cidade, o Santo Padre celebrará uma missa aberta ao povo na Piazza Vittorio, com lugar reservado para jovens e doentes, e almoçará com um grupo de menores detidos no centro Ferrante Aporti. Francisco visitará ainda o santuário de Nossa Senhora da Consolação e terá vários encontros na Basílica de Santa Maria Auxiliadora, no Cotolengo e no Templo Valdense.

Um milhão de pessoas já se inscreveram para ver o tecido de linho com a imagem de um homem que apresenta os traumas físicos da crucificação: um homem sobre o qual a ciência ainda não tem uma explicação clara.

A Igreja católica não se pronunciou oficialmente sobre a autenticidade do sudário, que, há anos, é submetido a exames científicos. Alguns estudos históricos o datam da época de Cristo; outros, como o exame com carbono 14, concluíram que a peça é medieval, feita entre 1260 e 1390. Todos os resultados levantaram objeções. A imagem é vista com mais clareza em negativo, efeito descoberto pelo fotógrafo amador Secondo Pia.

Nos 200 anos do nascimento do fundador dos salesianos, o Santo Sudário está sendo exposto de forma extraordinária. A última vez em que tinha sido apresentado ao público foi no ano 2010. O acesso ao local da ostensão é gratuito.

Nenhum comentário: