ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 12 de abril de 2015

A misericórdia de Deus nos abraça




A misericórdia de Deus nos abraça


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando o 2º Domingo da Pascoa e ainda refletir sobre a misericórdia de Deus para conosco. O coração de nosso Deus pulsa forte por toda a humanidade e ainda nos convida a experimentar o amor misericordioso de um Deus que vem até nós, sofre, morre e ressuscita para nos darmos vida nova.

Hoje a liturgia nos fala da comunidade nova que brota da cruz e da Ressurreição, que é a Igreja. Ela surge para que possamos viver em comunidade a nossa fé em Cristo vivo e ressuscitado que está em nosso meio. As comunidades são reflexos da vivencia dos valores evangélicos, que são: o amor, a partilha, a solidariedade, perdão, dialogo etc.

Nos atos dos Apóstolos nos mostra de modo claro que a Pascoa acontecesse no engajamento de nossa vida em uma comunidade viva onde se vive plenamente a mensagem salvadora de Cristo. Sabemos que na comunidade há diversidade de pessoas e dons, mas a fé é única no Cristo que dá a razão a nossa fé e nesse modo de vivencia crista que se traduz  “ num só coração e numa só alma”.

Quando estamos engajados na Igreja de Cristo, os dons se multiplicam e o amor se espalha como um perfume valioso em todos os cantos do mundo. Como posso viver isso? É na comunidade que damos testemunho de Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. (cf. At 4, 32-35)

Na Primeira carta de São João nos dá a certeza da forma que o testemunho em Cristo se torna eficaz no exercício do amor a Deus e na pratica dos mandamentos  Dele. Sabemos que a Lei de Deus é sinal e norte para caminharmos nesta vida para a eternidade. Como que isto acontece em nosso meio? È quando assumimos uma postura coerente onde Deus é a nossa meta e a nossa ação transformadora da realidade de morte para a vida. (1Jo 5, 1-6)

O evangelista São João nos fala e nos mostra como que devemos enfrentar os medos e desafios desse mundo. Se estivermos em comunidade nós tornamos fortes, mesmo nos momentos de desafios e de violência, encontraremos coragem que vem da graça e da força de Deus quando estamos juntos e unidos.

Na comunidade percebemos dois encontros que muitas vezes acontece, isto é, uma diante do encontro com Cristo vivo que vem e aquece o coração de todos com a sua presença que anima para a missão evangelizadora e a outra dos incrédulos que querem ver para acreditar. O que aconteceu no lugar que estava fechado onde os apóstolos, com medo, mas reunidos, Jesus aparece e os alegra e dá coragem, mas um apóstolos estava ausente e não acredita na alegria irradiante dos que experimentaram a presença do ressuscitado, mesmos assim Jesus aparece novamente e instiga Tomé para a realidade Dele, que está vivo. Jesus o exorta e mostra a necessidade de crer sem prova porque Deus é fiel ao plano que foi traçado que culminou com Ele na cruz e na sua ressureição. (cf. Jo 20,19-31)

Como é que vamos irradiar a todos que Cristo está vivo em nosso meio? A resposta é a nossa atuação no mundo da família, da sociedade e do mundo, levando os valores de vida para todos no serviço desinteressado onde a pessoa é o centro de nossa pratica cristã na comunidade.

Somos salvos na misericórdia de Deus e que ela nos alcance em todas nossas dimensões humanas, pois somos novas criaturas, recriadas no sopro do Espirito que vivifica tudo.
Tudo por Jesus e nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 12-04-2015




Nenhum comentário: