ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 25 de outubro de 2015

A mulher e a violência contra ela

A mulher e a violência contra ela

Adão e Eva no jardim do Éden



A sociedade atual tem dado muitos avanços a respeito da valorização da mulher em todas as suas dimensões, mas ainda se percebe uma violência contra a mulher. Ela é sujeita a todo tipo de violência como moral, física, social e psicológica. Isso acontece muitas vezes por estarmos em uma sociedade exageradamente competitiva, hedonista, materialista, e ainda com matiz machista.

A violência contra mulheres existe e para combatê-la fazem leis para punir os seus agressores e estas são também uma forma de desencorajar os outros potenciais agressores contra elas. Para isso a lei Maria da Penha, o conselho da Mulher e a criação da Delegacia da mulher são modos que ajudam a combater esse mal da nossa sociedade contemporânea.

Mas é preciso que haja uma visão humana da figura da mulher como protagonista da sociedade que quer construi-la nas bases da justiça, do respeito e da dignidade de todos. A mulher deve ser vista como parceira do homem e que tem um papel integrante do desenvolvimento do todo da sociedade em que vivemos. A estatística dos maus tratos, da violência contra a mulher que muitas vezes levam mortes ou sequelas nela não existirá em nosso meio social porque através da educação, da conscientização e da boa convivência entre homens e mulheres haverá respeito mutuo entre eles.

Assim, se todos percebessem as qualidades, os direitos de cada pessoa humana e principalmente da mulher não teremos esta macula da violencia contra a mulher porque homens e mulheres se completam e se harmonizam na perspectiva do ser para si, para outros e em si em vista da grandeza que eles têm na família, na sociedade e no mundo.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: