ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Para que venham outros 40 anos de alegria

Aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (25/04), no restaurado Casarão dos Versiani-Maurício, reunião preparatória para a celebração dos 39 anos do Centro Cultural Hermes de Paula. Participaram do encontro João Aroldo Pereira, Téo Azevedo, Lola Chaves, Maia & Boa Vista, Bob Marcílio, Marcelo Andrade, Júnia Rebelo, Fábio Marçal, Daniel Moraes e João Renato Diniz Pinto.
Ultimamente, a cada ano, o Centro Cultural homenageia uma personalidade da cultura norte-mineira. Em 2017, o homenageado foi Beto Guedes. Em 22 de maio de 2018, às 20h, no Auditório Cândido Simões Canela, com entrada gratuita, o homenageado será Téo Azevedo, que possui mais de duas mil e 500 músicas gravadas e mais de três mil produções, conforme informações do próprio artista repassadas durante a reunião. 

Crédito das Imagens para Fábio Marçal (25/04/2018)





Sempre na companhia de Téo Azevedo e de suas composições, o repertório musical contará com 15 apresentações e será aberto, com chave de ouro, pelo Grupo de Serestas “Amo-te muito” e Lola Chaves que interpretarão “Meu Rancho do Pé de Serra”. O dia 22 de maio também é o Dia Municipal da Seresta, honraria concedida pelo vereador José Nardel, além de ser o aniversário natalício de João Chaves. A segunda apresentação artística será protagonizada pelo historiador Carlos Azevedo, que declamará um poema em forma de literatura de cordel.
Em seguida, o repertório musical terá as composições de Cândido Canela “Rebenta Boi”, interpretadas por Téo Azevedo e Daniel Marcelo; e “Ternos Pingos da Saudade”, por Téo Azevedo e Leila Brito. Depois, a homenagem a Téo Azevedo lista “Viola e Paixão”, protagonizado por Téo Azevedo com a parceria de Ariedson e Renan; “Desencantarana das Gerais”, composição de Ildéu Braúna e do homenageado, que a cantará ao lado de Tone Agreste; “Buriti”, letra composta por João Guimarães Rosa e homenageado, que a cantará ao lado de Tino Gomes; e “Senzala” (Choro Barroco), por Téo Azevedo com o grupo “Choro do Cerrado”.
A homenagem ao idealizador e mobilizador da Festa da Folia de Reis de Alto Belo prosseguirá com “Coisas do Sertão”, composição de João Evangelista Rodrigues e do homenageado e interpretação do mesmo e de Ana Cláudia Azevedo; “Peleja do Gonzagão”, por Téo Azevedo e Sarney Jomesoly; “Vá pentear macaco”, por Téo Azevedo e Bob Marcílio; “O Pequi Esteio do Cerrado”, por Téo Azevedo e Maia & Boa Vista; “Cálix Bento”, adaptação de Téo Azevedo com Aroldo Pereira e Coletivo; “Andarilho do São Francisco”; e, no encerramento, Téo Azevedo com apresentação especial.
HISTÓRIA
O Centro Cultural Hermes de Paula foi inaugurado com o nome de Centro de Extensão Cultural em 22 de maio de 1979 na segunda administração (1977-1982) de Antônio Lafetá Rebelo, que optou por assinar “Divulgação da Municipalidade”, de acordo com a placa comemorativa na entrada do Centro Cultural. Acolhia na época Administração, Academia Montes-Clarense de Letras, Teatro e Auditório, Biblioteca, Salão Infantil, Galeria de Artes e Centro de Xadrez. Era o Ano da Anistia Ampla, Geral e Irrestrita no Brasil. Muita gente pressionava socialmente por abertura política e contra o arrocho salarial imposto aos trabalhadores pela Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985) para fazer o dito milagre econômico.
“O povo de Montes Claros perpetua sua memória neste centro de educação e cultura”, homenageava a primeira administração (1983-1988) de Luiz Tadeu Leite o médico, historiador, escritor, folclorista e homem público, dr. Hermes Augusto de Paula em 03 de julho de 1983, aniversário de 126 anos de emancipação da cidade, de acordo com placa comemorativa.

A Galeria de Arte Godofredo Guedes é de 07 de abril de 1995, também conforme placa comemorativa, segunda administração (1993-1996) de Luiz Tadeu Leite.
Vinte anos depois de fundado, o Centro de Educação e Cultura Dr. Hermes de Paula sofria sua primeira reforma. Em 03 de julho de 1999, aniversário de 142 anos da cidade, a primeira administração (1997-2000) de Jairo Ataíde Vieira, com secretária municipal de Cultura, Iara Guimarães Souto, projeto da Secretaria de Planejamento (Seplan) e execução da Construtora Ônix, após promoverem reforma geral do prédio e instalação do ar condicionado central, devolveram ao público o espaço reformado. 
O HOMENAGEADO DE 2018
Téofilo Azevedo Filho nasceu em 02 de julho de 1943 em São José de Alto Belo, Bocaiuva, Norte de Minas Gerais. Fará 75 anos. O Dicionário da Música Popular Brasileira (MPB) - http://dicionariompb.com.br/teo-azevedo - ainda esclarece que Téo Azevedo é “cantor, compositor, violeiro, repentista, declamador de poesia matuta, escritor, folclorista, radialista, produtor fonográfico”. Seu pai era Teófilo Izidoro de Azevedo (“Seu Tiófo”), “lavrador, aboiador, ferreiro, tropeiro, pequeno comerciante, folião de reis, seresteiro, cantador popular e repentista. Foi um violeiro legendário, mesmo com apenas um braço, pois o outro foi perdido acidentalmente com um tiro de espingarda durante uma caçada a veados. A lenda de ‘Seu Tiófo’ virou tema do poema ‘Viola de bolso’, de Carlos Drummond de Andrade”.  

Nenhum comentário: