ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Igreja motiva Grito dos Excluídos em todas as cidades do Norte de Minas Gerais


Aconteceu na quarta-feira (08/08), na Casa de Pastoral Comunitária, a terceira reunião preparatória só neste início de mês para o 24º Grito dos Excluídos em nível nacional, 25ª edição em Montes Claros, primeira cidade a realizar o movimento, quando moradores do Bairro Major Prates se uniram, incentivados pelas lideranças padre Antônio Carlos da Silva e irmã Marilda Lopes, para pressionar o poder público municipal por moradias dignas e não casebres de lona preta. A 24ª edição do Grito dos Excluídos acontecerá tradicionalmente no dia 07 de setembro. O tema deste ano é “Vida em primeiro lugar” e o lema destaca “Desigualdade gera violência: Basta de privilégios!”.

Participaram da última reunião preparatória do Grito na região missionários do Projeto de Desenvolvimento Rural e Urbano (Proderur) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), ambos organismos ligados à Arquidiocese de Montes Claros, além de militantes do Regional Norte do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), do movimento estudantil “Correnteza” da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), do Regional Norte do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), de moradores da Vila Castelo Branco, de moradores de rua, da Cáritas Arquidiocesana de Montes Claros, do Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), da Coordenadoria de Igualdade Racial, dentre outros representantes de entidades sociais.

A novidade deste ano do Grito é a descentralização das atividades com promoção ao mesmo tempo de protestos localizados em vários municípios do Norte de Minas Gerais. O Grito é um movimento nacional ecumênico e inter-religioso que defende também bandeiras regionais, como o Rio São Francisco e o Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP). Os movimentos sociais do Norte de Minas Gerais se mobilizarão para estar concentrados em Januária na sexta-feira (07/09) para reivindicar a revitalização do Velho Chico, que sofre as consequências da monocultura do eucalipto, da ação predatória da mineração e de outras devastações.

“Hoje fizemos reunião em preparação ao Grito dos/as Excluídos/as na cidade de Januária. É a vida do povo em Primeiro Lugar!”, postou às 15h e 52min a assistente social da Arquidiocese de Montes Claros, Sônia Gomes de Oliveira, ao mostrar imagens da reunião do Grito realizada em Januária na segunda-feira (06/08).

Reunião prepara Grito dos Excluídos em 2018


Movimentos sociais se unem em solidariedade a pescadores artesanais, principais prejudicados com a seca que castiga o Rio São Francisco, e organizam Grito dos Excluídos Regional no dia 07 de setembro deste ano


Crédito das Fotos
Divulgação

Nenhum comentário: