ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Paróquia festeja Nossa Senhora da Consolação


De 26 de agosto a 04 de setembro acontece a novena e a festa em honra à padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia. O tema da festividade religiosa deste ano é “Maria, Mãe de Jesus, sinal de esperança e consolação para o povo peregrino e de Deus” (cf. LG 68). A Paróquia também está afinada com o Ano Nacional do Laicato e traz o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14). Todos os dias, a partir das 18h e 30min, haverá terço e ladainha. Às 19h e 30min, santa missa e novena. As barraquinhas e os shows serão desenvolvidos nos dias 30 e 31 de agosto e de 1º a 04 de setembro.

O Bairro Cintra é a sede da matriz paroquial e onde se concentram a festividade religiosa desde quando Montes Claros ainda era dividida em fazendas. Em 1941, quando Montes Claros ainda era uma pequena cidade repartida por grandes fazendas, os moradores do atual Bairro Cintra já se reuniam em uma pequenina capela que contava raras vezes com a presença de sacerdotes para presidirem celebrações. Mas, os moradores do Bairro, muito fervorosos na fé, já possuíam alguma organização entre si e decidiram se mobilizar com o objetivo de realizar uma grande campanha que pudesse favorecer a reforma da capelinha.

Com muito trabalho, orações e leilões, conseguiram arrecadar fundos para a reforma que foi conduzida pelos próprios fieis, alguns deles ainda participantes da comunidade. A reforma atraiu novos participantes e os coordenadores de então manifestaram, junto ao bispo da época, dom José Alves Trindade (1956-1988), a necessidade e o grande desejo dos fieis de que a comunidade se tornasse uma paróquia.


Dia de Santo Agostinho

Em 28 de agosto de 1966, este pedido foi atendido e a pequena comunidade tornou-se paróquia. A partir de então vários padres vieram aqui celebrar. Ressaltamos a ajuda do padre Henrique Munáiz Puig. O monsenhor Antônio Alencar Monteiro foi o nosso primeiro pároco e permaneceu conosco de agosto de 1966 a abril de 1975. Padre Antônio Carvalho Magalhães foi o nosso segundo pastor e ficou aqui de maio de 1975 a outubro de 1976. Logo após veio o padre João Machado Gomes, que foi nosso pároco de outubro de 1976 a novembro de 1979. Padre Antônio Carlos da Silva foi o nosso quarto pároco. Ele nos pastoreou de dezembro de 1979 a fevereiro de 1990, quando chegou o padre Dorival Souza Barreto Júnior, permanecendo aqui até janeiro de 1992. Dessa data até outubro de 1995, padre Róbson Soares dos Reis foi o nosso pároco.

Então chegou o padre Antônio Alvimar Souza, que administrou a Paróquia Nossa Senhora da Consolação até março de 1997. Em julho desse ano, padre Kennedy dos Santos Silva assumiu a nossa Paróquia, permanecendo até dezembro de 1999, quando o monsenhor Geraldo Marcos Tolentino foi empossado como nosso nono pároco. Em 2010, o padre Adílson Ramos de Melo assumiu definitivamente a Paróquia. Atualmente, o padre Joaquim Ferreira de Almeida é o nosso pároco.


Escolha da Padroeira

Os fieis da Paróquia escolheram como padroeira Maria, Mãe da Igreja e de Jesus, com o título de “Senhora da Consolação e Correia”. Maria foi escolhida por possuir aquele povo grande devoção à Mãe de Deus, e Senhora da Consolação, por ter ele experimentado por diversas vezes o consolo e a ajuda de Maria na caminhada. A devoção à Virgem Maria sob a invocação de Nossa Senhora da Consolação e Correia é divulgada pelos religiosos da Ordem Agostiniana.

Os fieis das comunidades, paróquias, obras, projetos e serviços, coordenados pelos padres agostinianos, cultivam intensamente esta devoção em todos os quatro cantos do mundo. A invocação a Nossa Senhora da Consolação foi aprovada pelo papa Gregório XIII, em 1577. E sua festa é celebrada no primeiro domingo após o dia de Santo Agostinho (28 de agosto).

Dessa forma, a festa é móvel. A Paróquia Nossa Senhora da Consolação tem representação importante em nossa Arquidiocese. Graças ao trabalho realizado pelos padres que por aqui passaram, a área de abrangência geográfica da Paróquia já passou por três divisões que deram origem a três novas paróquias: Paróquia Santa Rita de Cássia instituída em 04 de setembro de 1993; Paróquia São José Carpinteiro e Maria de Nazaré (Bairro Independência), criada em 21 de outubro de 2005; e Paróquia Nossa Senhora do Carmo, oficializada em 21 de outubro de 2007.


Projetos

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação, mesmo com dificuldades financeiras nos últimos 10 anos, procura realizar alguns projetos sociais, principalmente em parceria com outras entidades locais. Procurou também se fazer presente diante dos problemas que afligiam a população residente na Paróquia. Em parceria com a Casa da Juventude e com a Fundação Fé e Alegria, construiu uma escola maternal para crianças pobres sem condições de se matricularem em escolas particulares.

Participou da conclusão do Colégio São Luiz Gonzaga. Construiu e montou um pavilhão para a realização dos trabalhos sociais da Paróquia com ajuda da entidade espanhola “Manas Unidas”, especialmente através da Pastoral da Criança. Apoiou, de modo expressivo, as conferências vicentinas no atendimento aos pobres. Iniciou a construção do Centro de Evangelização e Promoção Humana Paulo VI. Colaborou com a Associação dos Moradores do Cintra para a instalação de um centro de inclusão digital.

Organizou, incentivou e participou de várias campanhas, tais como a criação do Programa Saúde da Família (PSF) no Bairro Cintra; humanização da Avenida Deputado Plínio Ribeiro, chamada até então de “Avenida da Morte” com colocação de semáforos e ilhas de pedestres. Nossa Paróquia realizou também diversos eventos visando a despoluição do Córrego do Cintra, hoje um esgoto a céu aberto que passa por toda a Paróquia, e a consequente urbanização da avenida que o margeia.


Organização

A Paróquia Nossa Senhora da Consolação é organizada de acordo com as orientações do nosso pároco, do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), Equipe de Pastoral, Equipes Auxiliares [Círculos Bíblicos, Ministérios, Conselho Econômico Paroquial, Liturgia, Projetos, Pró-Jovem, CFA, Equipe Missionária Paroquial (Emip) e Equipe Missionária para a Construção do Centro Paroquial].

Reforçam o trabalho na região as nossas pastorais, movimentos e associações. Aqui atuam a Pastoral do Batismo, Catequética, Familiar, do Dízimo, Pastoral da Criança, do Menor, Litúrgica, do Quarteirão, Pastoral do Domingo, Pastoral com Jovens e Pastoral da Pessoa Idosa. Denominamos nossos movimentos a Renovação Carismática Católica, o Encontro de Casais com Cristo, o Encontro com Cristo, o Encontro de Adolescentes com Cristo, o Movimento de Amizade Cristã e os Grupos de Jovens. Incluímos como nossas associações a Legião de Maria, o Apostolado da Oração, os Vicentinos e as Confrarias. Temos ainda os nossos Ministérios: Acolhida, Comunhão Eucarística, Enfermos, Esperança, Palavra, Celebrações Especiais e Música.

Nossa Paróquia é “uma Rede de Comunidades de Discípulos Missionários de Jesus Cristo”. Abrange seis bairros que são divididos em dois setores para facilitar o trabalho missionário. O primeiro setor engloba o Cintra (sede), Nossa Senhora de Fátima e Jardim Alvorada (Santa Terezinha do Menino Jesus). O segundo setor reúne os bairros Nossa Senhora de Lourdes, Ipiranga (Santa Luzia) e Monte Alegre (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).  

SEDE PAROQUIAL
Rua Alagoas, 335, Cintra
Montes Claros (MG)
39.400-387
(38) 3213-2112

CRÉDITO DOS TEXTOS E DAS IMAGENS
Divulgação da Paróquia

Nenhum comentário: