ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Ateliê e Galeria de Arte promove Exposição “Duas Artes Sem Fronteiras”


Acontece no período de 13 a 30 de dezembro de 2018 a Exposição “Duas Artes Sem Fronteiras” com pinturas de João Rafael Ferreira e Rogério Figueiredo no Ateliê e Galeria de Arte Felicidade Patrocínio. “Estão todos convidados para virem ver este espetáculo de grande beleza plástica”, convida Felicidade Maria de Patrocínio Oliveira, a anfitriã da casa. Na próxima quinta-feira (13/12), às 20h e 30min está marcado vernissage seguido de coquetel dos artistas. O Ateliê e Galeria de Arte Felicidade Patrocínio tem sede à Rua São José, 293-A, Bairro Santo Expedito, nos fundos da igreja Santo Expedito. Outras informações pelo telefone (38) 3221-5058.







































Em artigo publicado no “Jornal de Notícias” na terça-feira (27/11), a artista plástica, escritora e atual presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros (AFL-MOC), Felicidade Patrocínio, esclarece melhor sobre a Exposição “Duas Artes Sem Fronteiras”. Ela introduz o texto ao valorizar as pinturas dos artistas João Rafael Ferreira e Rogério Figueiredo. “Como se não bastasse o que já temos, e que é muito nessa área, a cidade nos surpreende com novo grupo de fazedores da beleza através de cores, traços e formas, o que nos faz apostar num novo e rico tempo para a arte e a cultura regionais. Já começam a revolucionar o meio artístico imagens de qualidade e de beleza incomuns, de perfeição extremada em desenhos e esboços, com originalidade nos temas e até, em certo sentido, avant guard em muitas expressões”, explica Felicidade Patrocínio.




O advogado, professor de Português e agora pintor a óleo João Rafael Ferreira nasceu e reside em Montes Claros. É formado em Artes pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Frequentou ainda a Escola e Galeria de Artes Maison de Belo Horizonte. Há oito anos começou a ter curiosidade pela pintura a óleo figurativa. 





Professor de Pintura há cinco anos no Ateliê e Galeria de Arte Felicidade Patrocínio, Rogério Figueiredo é formado em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por mais de uma década, exerceu o magistério na área artística em Belo Horizonte e em Lavras. É mais ligado à arte impressionista europeia.

Na área literária, a anfitriã Felicidade Maria do Patrocínio Oliveira nasceu em Montes Claros em 12 de junho e adotou o nome artístico de Felicidade Patrocínio. Ela é graduada em Filosofia pela Unimontes. Tem Pós-Graduação em História da Arte também pela Unimontes e em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília-DF. Concluiu quatro disciplinas isoladas em Mestrado da Arte na Universidade de Brasília (UNB) e na UFMG. Lecionou Filosofia na Unimontes e no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, em Montes Claros-MG. Leciona Arte em seu Ateliê e Galeria. É escritora, artista plástica, escultora e ceramista. Trabalha o mármore, as resinas, a cerâmica e o ferro, etc como formas artísticas. É sócia-fundadora e foi duas vezes presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros. É a atual presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Possui publicações em todas as edições da revista do Instituto.



Sua produção literária inclui dois livros publicados (“Ensaios” e “Raymundo Colares e o Fogo Alterante da Criação”), centenas de artigos publicados em jornais da cidade, texto no livro de arte “A História de Minas Através dos Murais de Yara Tupynambá”, dois artigos na revista mineira “Imobiliare”, um artigo para a revista mineira “Casa Viva”, 10 artigos para a revista “Tempo”, de Montes Claros, dois artigos publicados na revista da Academia Mineira de Letras, 21 artigos publicados na revista do Instituto Histórico e Geográfico de MOC, um artigo traduzido para o italiano publicado na revista italiana “Famiglia Nostra”, de Martinengo/Bérgamo, número 85, e quatro artigos publicados nos livros da Academia Feminina de Letras de MOC.

Suas premiações na literatura incluem participações vitoriosas em concursos de contos e crônicas da Unimontes e no Concurso Nacional de Literatura Santander. Ela foi escolhida e contratada pela Editora Comarte para pesquisar e escrever os 70 verbetes sobre todos os artistas do Norte de Minas Gerais no Programa “Minas Território das Artes”, que faz levantamento e registro escrito dos nomes e vidas de todos os artistas de Minas Gerais. Felicidade Patrocínio idealizou e coordena o Clube de Leitura em seu Ateliê e Galeria de Arte, além da idealização e coordenação do Escambo de Livros e do Programa “Livro Livre”.






































Pinturas dos artistas João Rafael Ferreira e Rogério Figueiredo estarão expostas no Ateliê e Galeria de Arte Felicidade Patrocínio a partir do dia 13 até o dia 30/12  (Reprodução)


Nenhum comentário: