ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 16 de dezembro de 2018

Para não perder mais tempo

Desde nove de outubro, não conto com a presença do escritor e amigo virtual Pedro João Bondaczuk. Ele premiava a mim e aos seus leitores com sua produção compulsiva de vários textos por dia, e eu podia saborear os seus sensatos ensinamentos, com os quais me convidava a refletir com ele. Aprendi com seu saber equilibrado, humano e culto, uma biblioteca ambulante. Além das biografias de escritores e avaliação de livros, falava de meditação, do universo e considerava uma burrice não acreditar em Deus. Quem criou tudo que aí está? Desafiava. Eu não tenho as respostas, mas confortavelmente não faço nenhuma pergunta.

A minha mãe, Maria Milena Narciso Cruz, por seu lado, achava a vida inútil, sem sentido, ainda que acreditasse em céu e vida após a morte. Não queria viver muito, e morreu aos 68 anos. Dizia que os que estavam no cemitério seriam esquecidos, quando os filhos morressem. Sem deixar rastros, como se nunca tivessem existido.

Pedro Bondaczuk falava algo parecido e faleceu, não sei de quê, aos 75 anos. Fazia considerações sobre o tempo que lhe restava, e produzia tanto, que preocupava seus leitores. Alguns chegavam a sugeri-lo parar, passear, descansar. Mas, produzir textos, o mais que conseguisse era uma das realizações do meu amigo. Falava de uma idealizada eternidade advinda de alguma obra que viesse a produzir, ou que talvez já estivesse pronta.

O tempo é o meu bem mais precioso. Como não sei quanto tempo tenho o que significa aproveitar bem o tempo? O que é viver de maneira útil? Trabalhar, acumulando coisas? Pedro desprezava isso. Omitir-se, nada fazer, e viver à custa de quem faz? Outro estilo criticado por ele. Ler, aprimorar-se, acumular informações, é viver intensamente? O simples ajuntar informações, para Bondaczuk, não era ser inteligente. Seria preciso utilizar o conhecimento. Ter uma lista de conquistas amorosas é ser feliz? Viajar, conhecer o mundo, é aproveitar a vida? Doar-se, fazer caridade, proteger os fracos é viver bem? Ter fama e poder, jogando holofotes sobre si mesmo é ser feliz? Quando o ódio está no centro do palco ser bom importa?

Pensar na própria infância gera risos, e mesmo que não tenha sido boa, parece que prestou. Somos condescendentes com nossas lembranças, e achamos que tivemos uma meninice feliz. Talvez não tivéssemos o senso crítico necessário nem referências para avaliar melhor. Quase todos também falam que a mocidade foi boa. Chorosos pela perda, não sabem dizer coisas de fato relevantes daquela época. Mesmo assim foi ótima na memória enganadora.

Essas fases doces, algumas vezes resultado de falsas avaliações são o que são devido à curteza que duram. Numa vida que hoje chega a nove décadas, tenho visto anciãos lamentar-se do fim da maturidade e até ter saudades da velhice inicial. Os que têm vida muita longa, chegam a chorar o fim da idade madura. Aos 60 anos, pode-se querer estar com 50, ou aos 80 se desejar voltar aos 70.

O tempo bom está, no nosso imaginário, no passado ou no futuro? A felicidade pode existir em todas as fases. A maturidade também é boa, desde que a tornemos assim. O que faz a vida feliz é o que está dentro da gente e não o que está fora. Sou o que a minha própria companhia me faz. A presença do outro é um complemento. Eu promovo meu bem estar, livrando-me da culpa do passado e da preocupação do futuro, dupla de sentimentos inúteis. O que sinto vem do que penso, em qualquer momento da vida, sendo o resultado do que está em minha mente. O domínio de mim está no controle do meu pensamento, por isso desenvolvo técnicas de bem pensar, excluindo o lixo mental. A psicanálise ajuda, assim como a fé. Alerta sim, preocupada não. Isso passa longe de a gente querer se enganar.

POR Mara Narciso, médica-endocrinologista e jornalista
Domingo, 16 de dezembro de 2018

Nenhum comentário: