ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

domingo, 3 de fevereiro de 2019

O fracasso não deverá ser motivo para nós desistirmos da missão

Queridos irmãos e irmãs, 

Estamos celebrando o 4º Domingo do Tempo Comum. No domingo passado, ficamos sabendo da importância da Palavra de Deus na vida e no meio do Povo de Deus. Sabemos que Deus precisa de pessoas disponíveis para Proclamar a sua Santa Palavra. Aqui entram os profetas daquele tempo e nós hoje. As leituras bíblicas desta liturgia nos fala de profetas: Jeremias e Jesus. No livro de Jeremias, encontramos o chamado de Jeremias, considerado o profetas das Nações. Ele quase recusou o chamado, dizendo: "Eu não sei falar... sou apenas uma criança...". 

Mas Deus não desiste e diz: "Antes de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações. Não tenhas medo, não conseguirão te vencer, estarei contigo para te livrar". Aqui podemos ver que é Deus que dá força aos seus escolhidos para enfrentar as adversidades da missão que Ele nos confia no seu projeto de salvação. Jeremias é para nós um exemplo de pessoa que está a serviço da Palavra de Deus. Ele foi fiel e sofreu por causa disso. 

Isso é uma aparência de fracasso na missão. É o que se revela nas suas lamentações. Deus nunca o abandonou (cf. Jr 1, 4-5.17-19). Assim Deus faz conosco, Ele nos enche de graças e forças para continuarmos na missão de evangelizado que Jesus confiou a cada um de nós. Na Primeira Carta de São Paulo ao Coríntios, Ele nos fala do amor que é uma grande virtude teologal, pois é o amor que dá sentido à nossa vida de poder continuar semeando a boa nova a todas as gentes, mesmo diante do desprezo e sofrimento diário. O amor é desprendido e não pensa em proveito próprio, mas é algo que vai além para podermos partilhar, amar e servir quem mais precisa. 

Devemos ser profetas do amor que se mostram diante de um mundo cruel e egoísta (cf. 1 Cor 12, 31-13, 13) O evangelista São Lucas apresenta para nós hoje Jesus, um grande profeta de Deus que foi rejeitado em sua terra natal e pelos parentes dele como está escrito: "Nenhum profeta é bem recebido na sua terra" (cf. Lc 4, 21-30). Ele foi rejeitado porque conheciam a sua característica humana e não a divina. Isso não os fez a aderir ao projeto que Jesus tinha para eles. Jesus só pode fazer milagre se tivermos fé nele. Em Cafarnaum, Ele fez, mas lá não, porque Jesus não faz espetáculos. Jesus é o Senhor libertador. 

 Precisamos aprender a procurar Jesus como nosso salvador. Jesus os critica, falando a eles sobre a acolhida do sírio Naamã e da viúva de Sarepta, que viu nos profetas o homem de Deus enviado a nós. Como eles eram incrédulos, queriam matar Jesus, querendo jogá-Lo de um monte para baixo, mas Jesus sai sem temer diante deles e continua a sua missão. Não se acovardou diante das recusas do seu povo e foi para a missão. 

Que Deus Pai O confiou. 

Que esta liturgia nos ajude a continuar sem desanimar a missão que Jesus confia a nós. 

Não estamos trabalhando para o reino de Deus para obter prestígios e aplausos, mas para servir-nos mais pequeninos e pobres que necessitam da nossa ajuda. 

Tudo por Jesus. Nada sem Maria.

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: