ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

quinta-feira, 4 de julho de 2019

A missão é de cada um de nós


A missão é de cada um de nós


Resultado de imagem para imagem do 14 domingo do tempo comum


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando no dia 07 de julho, o 14º Domingo do tempo comum. Vamos refletir sobre a missão que Deus sempre escolhe para cada um de nós e ainda nos envia para que cumpramos  bem esse chamado.

A liturgia bíblica desse domingo nos fala de três envios que são: um profeta anônimo, Paulo e os 72 discípulos.

No livro de Isaias relata para nós um profeta que é enviado para proclamar o amor de uma mãe que tem para o seu filho. Sabemos que esse amor é desinteressado e ainda se enche do bem quere da mãe pelo Filho.

Assim está escrito: "Como Mãe que consola o filho, virei em pessoa para vos consolar." Isso nos dá a certeza que Deus zela, auxilia e cuida de cada um de nós com amor infinito que transborda a cada um de nós e esse é um amor gratuito de Deus pelo seu Povo. (cf. Is 66,10-14c)

Na carta de São Paulo aos Gálatas podemos notar que São Paulo se sente como enviado por Deus numa dimensão maior de testemunha da cruz de Cristo. Esta cruz não é para sentir derrotado por ela e nem ser indiferente dela, mas se gloriar na crus de Cristo que nos salva de modo admirável e para sempre a cada um de nós. Uma cruz redentora da humanidade inteira. (cf. Gl 6,14-16)

O evangelista São Lucas nos fala do envio de 72 discípulos por Jesus. É uma linda narrativo que descrê bem a missão da Igreja no mundo. Essa missão tem mão dupla uma de ida a missão e a outra de retorno da missão.

Deus envia a todos os povos e ninguém ficará sem a mensagem salvadora de Cristo. Interessante o número 72 tem um significado de todos os povos, isto é o conhecido da época. Hoje sabemos que a missão da Igreja é para todas as pessoas.

Devemos ser uma Igreja de saída. Nós somos mensageiros que vão a frente para levar a mensagem de Cristo como os apóstolos foram a frente de Jesus para preparar o ambiente para Jesus conseguir passar a sua mensagem de vida em abundancia para todos.

Jesus tem uma pedagogia no envio quando envia de dois a dois para missão. Acredito que é para que os discípulos não desanimem na caminhada que devam fazer, e assim um apoia o outro, fazendo com que a missão seja bem cumprida. Sempre deve alguém abrir o caminho para Cristo. (cf. Lc 10,1-12.17-20)

Para que tenha êxito devemos ser missionários orantes e pedir que venham operários dispostos a trabalhar numa messe grande. Jesus nos ensina a orar nesse sentido. Devemos ser portadores da paz e não de divisão, devemos ser pessoas que saibam trabalhar em equipe e a ainda fazer a missão de Cristo e não a nossa.  A pessoa de Jesus é que deve ser anunciado e não a nossa pessoa.

Que essa liturgia nos ajude a ser servos, missionários e bons operários da messe para que todos possam ouvir e decidir a sua vida para Cristo. Portanto sejamos dóceis ao Espirito Santo que age no nosso meio.


Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: