ALVORADA

O SOL NASCE NO LESTE (VOSTOK) E PÕE-SE NO OESTE (EAST)

Frase

"(...) A história se repete: a primeira vez como tragédia. A segunda e outras vezes como farsa da tragédia anunciada. (...)" Karl Heinrich Marx (05/05/1818-14/03/1883)

Fatos

Gripe espanhola-estadunidense no início do século XX... Coronavírus no início do século XXI... Barragem de rejeitos minerários arrasa Mariana-MG em 05/11/2015... Barragem de rejeitos minerários arrasa Brumadinho-MG em 25/01/2019... Anderson Gomes e Marielle Franco são executados no Rio de Janeiro-RJ em 14/03/2018... Médicos ortopedistas são executados com 30 tiros em 30 segundos em restaurante na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro-RJ... (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...) (...)(...) (...) (...)(...) (...) (...) E por aí vai...

sábado, 27 de julho de 2019

Devemos chamar Deus de Pai Nosso.


Devemos chamar Deus de Pai Nosso.

Resultado de imagem para imagem do 17 domingo do tempo comum

Queridos irmãos e irmãs, a liturgia desse domingo nos faz pensar da marca e do sinal do cristão que é a oração. Como que devemos orar> e qual o sentido dela? São perguntas simples mas carregada de muito sentido e profundidade da nossa espiritualidade.

A liturgia bíblica nos dá exemplos de como deve ser a oração. Temos a pessoa de Abrão e de Jesus, nosso Senhor.

No livro de Gêneses encontramos a Abraão intercedendo por Sodoma e Gomorra. Notamos que a oração de Abrão é um forma de dialogo insistente a Deus e de um Deus que ouve, mas temos também a exigência de Deus e também um modo de compreensão e tolerância de Deus Pai. A oração é uma via de confiança, ousadia e insistência ´por parte de Abrão e do outro lado um Deus que quer atender. Toda a oração é uma esperança de quem pede. (cf. Gn 18,20-32)

No salmo 138 temos a invocação do salmista que invoca o Senhor, mas foi atendido. Deus não deixa que nós no vácuo, mas atende as nossas necessidades se for para o nosso bem. (cf. Sl 138)

Na carta de São Paulo aos colossenses nos mostra o sentida da oração se tivermos a confiança no Cristo, pois é ele que nos resgatou para sempre e ainda pertencemos a Ele para toda eternidade. (cf. Cl 2,12-14)

O evangelista Lucas nos mostra Jesus ensinando-nos que a oração é de confiança a um Deus que é Pai. A oração é de entrega a Deus que sempre nos atende. Não se deve ser de repetição mas de um pedido que brota do nosso coração de filho ao Pai amoroso. Jesus nos ensina a oração do Pai nosso. Uma oração que brota de nosso coração para atender as nossas necessidade humanas.

Aqui Deus é o Pai e nós somos irmãos e filho de um mesmo Pai em Jesus. Não se pode orar se nós não temos coração filial e também de pertença a Jesus Cristo, formando uma comum idade de irmãos numa família de Deus. . (cf. Lc 11,1-13)

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humildes e também aproximar de Deus na confiança e na fé para que sejamos melhores sempre e solidários aos mais necessitado de pão material e espiritual. Assim o banquete da vida se torna realidade e ninguém fica sem voz e nem vez.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo por Jesus nada sem Maria.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Nenhum comentário: